Realidade Estendida | PUCPR

Educação

Jogo de Realidade Virtual auxilia estudantes no aprendizado de funções matemáticas

Nova ferramenta imersiva do Centro de Realidade Estendida da PUCPR possui impacto além da graduação, e pode beneficiar também estudantes do ensino médio

A dificuldade de compreensão e abstração de conceitos matemáticos por parte dos estudantes é um desafio para professores de matemática e física, seja no ensino médio ou até mesmo na universidade. Com isso, o Centro de Realidade Estendida recebeu uma ideia de desenvolvimento de uma nova experiência imersiva. O seu objetivo? Dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem sobre o tema, em específico para o estudo de funções matemáticas.​

Com iniciativa do professor Otto Henrique Martins da Silva​, da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, buscava-se desenvolver uma ferramenta imersiva que pudesse ser aplicada nas disciplinas de Álgebra Linear e Metodologia do Ensino para os estudantes de graduação dos Cursos de Matemática, Física, e Química da PUCPR. Com isso, surgiu a ferramenta “Visualização de Funções Matemáticas”.

O jogo se situa em um contexto de experimentação em laboratório e, com o uso da realidade virtual, o estudante segue uma série de passos que envolvem a manipulação de objetos da cena, como disquetes, frascos de vidro e uma alavanca. Uma voz de narração de fundo conduz o estudante a proceder à sequência. Em um ambiente com arte e ambientação estilizadas, um narrador guia os passos que o jogador precisa executar, para que ele encontre as funções matemáticas desejadas.

Entenda mais sobre o uso da ferramenta e a visão do estudante ao utilizar o Jogo “Visualização de Funções Matemáticas” nas imagens abaixo:

Um disquete é utilizado para armazenar as funções.
Um frasco é usado para inserir números que são lidos pelo computador.
O Frasco com o número escolhido é transportado para o computador central.
O computador recebe os números e transforma em um ponto no gráfico.

Após os primeiros testes da ferramenta, notou-se que a sua utilidade vai além do ambiente universitário. O motivo disso? Depois de um tempo de uso, percebeu-se o potencial da aplicação também para estudantes do ensino médio, ampliando assim o seu impacto. A experiência imersiva foi produzida pelo Centro de Realidade Estendida, sob a coordenação de Lucas Murbach Pierin​, um dos analistas de sistemas do Centro. A programação foi desenvolvida pelo analista de sistemas Lucas Frare.

Uma das características mais ricas do time DEV do Centro de Realidade é a presença de diversos estudantes da PUCPR, que são estagiários e desempenham papéis essenciais no contexto da produção dos novos produtos.

Nesta experiência, em especial, os seguintes estudantes estagiários estavam envolvidos: Renato Ferreira Godinho​, para a criação de Arte e Modelagem 3D​; Tiago Jonathan de Deus Souza​, para o desenvolvimento do Design de Interação​; Caio Guilherme de Miranda Vicente​ e Henrique Augusto Kischlat, para a Produção Sonora.

Assista o vídeo e veja uma demonstração do uso da ferramenta “Visualização de Funções Matemáticas”.