Realidade Estendida | PUCPR

Educação

Realidade virtual permite que estudantes de enfermagem conheçam em detalhes um ambiente de Centro Cirúrgico

Experiência será utilizada nas disciplinas de processo de cuidar perioperatório e gestão de ambiente hospitalar

Centro cirúrgico em realidade virtual CRE

Estudantes da área de saúde da PUCPR agora podem fazer uma visita virtual a um centro cirúrgico com o intuito de conhecer detalhes que vão da estrutura da sala até normas de legislação, como parte de seu processo de ensino e aprendizagem.

O projeto foi idealizado pela professora Marisa Ines Corradi, do Curso de Graduação em Enfermagem, da Escola de Medicina e Ciências da Vida (EMCV). Com base em um modelo realístico do ambiente, esta experiência imersiva permite que um grande número de estudantes visite e estude as peculiaridades de um centro cirúrgico, que normalmente tem acesso restrito.

A docente idealizou esta visita virtual para ser utilizada em duas disciplinas do curso de Enfermagem: Processo de cuidar Perioperatório (do 6º período) e Gestão em Ambiente Hospitalar (do 8º período).

Na primeira disciplina, os estudantes precisam conhecer a estrutura de uma sala cirúrgica: mesa cirúrgica e foco ao meio; aparelho de anestesia; mesas auxiliares; entre outros, tendo como base as legislações vigentes. Esta vivência antecede a prática em ambiente hospitalar.

Na segunda disciplina, os estudantes mobilizarão e certificarão o conhecimento anterior – da estrutura física de um ambiente cirúrgico – com as medidas dos ambientes, materiais recomendados em pisos, paredes, portas, sistema de ventilação, iluminação, também seguindo a legislação vigente.

CRE realidade virtual centro cirúrgicoA experiência imersiva foi produzida pelo Centro de Realidade Estendida, sob a coordenação dos professores Claudio Carvilhe e José Geraldo Lopes de Noronha Filho. O desenvolvimento da experiência teve início a partir da captura do ambiente utilizando uma câmera avançada. Após a captura, um modelo 3D interativo foi criado.

Ao navegar pelo ambiente virtual, o estudante consegue fazer interações lendo textos e escutando áudios explicativos. É possível utilizar esta experiência a partir de celular, navegadores, ou na sua forma mais imersiva: utilizando óculos de realidade virtual.

Confira um trecho da experiência

A professora Marisa Ines Corradi considera que esta tecnologia imersiva pode ser utilizada por diversos outros cursos da área de saúde tais como Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária, em disciplinas que tratem de temas de estudo relativos à cirurgia, dentro de suas especificidades. Por se tratar de um conteúdo bastante teórico, o recurso tecnológico traz dinamismo ao processo de aprendizagem.