Londrina | PUCPR

Sem categoria

Conheça mais 8 Especialidades da Fisioterapia

Fisioterapia é uma profissão que já se equipara à medicina quando se diz respeito ao leque de especialidades para atuação.

Atualmente são 16 as especialidades da Fisioterapia reconhecidas pelo Conselho: Acupuntura – Aquática – Cardiovascular – Dermatofuncional – Esportiva – Fisioterapia em Gerontologia – Fisioterapia do Trabalho – Neurofuncional – Fisioterapia na Oncologia – Fisioterapia em Reumatologia – Respiratória – Traumato-Ortopédica – Osteopatia – Quiropraxia – Fisioterapia em Saúde da Mulher – Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Já apresentamos como é o curso de Fisioterapia aqui e também já falamos sobre 9 Especialidades da Fisioterapia, você consegue conferir clicando aqui.

Hoje vamos trazer mais algumas especialidades da Fisioterapia que você precisa conhecer:

– Fisioterapia Oncofuncional:

O principal objetivo dessa especialização é preservar a capacidade cinético funcional dos pacientes que estão em tratamento de câncer. É de extrema importância que o fisioterapeuta conheça todos os tipos de tratamentos oncológicos para promover um plano de acompanhamento ideal para o paciente com a doença oncológica. O Fisioterapeuta atua no pré, durante e no pós-operatório e demais tratamentos oncológicos, bem como, segue no atendimento de fisioterapia com um plano específico para enfrentar sequelas advindas do tratamento oncológico.

– Fisioterapia em Osteopatia:

O profissional Osteopata é especialista em avaliar as disfunções ocorridas nos diversos tecidos como os ossos, articulações, nervos e músculos, com o surgimento de dores. Identificar alterações físicas, funcionais ou de estrutura corporal pode ajudar a diagnosticar e tratar essas dores. As mais comuns que podem ser facilmente tratadas com auxílio desse profissional são: Enxaqueca, dor ciática, dor nas costas, dor de cabeça, cólica, constipação intestinal, dores articulares, entre outras. O Osteopata também pode atuar em bebês, auxiliando na dificuldade de amamentação, refluxo e cólicas. 

– Fisioterapia em Saúde da Mulher:

Fisioterapia da Mulher

Conhecida também como Fisioterapia Pélvica.

Atua no tratamento e na prevenção de disfunções urinárias, intestinais e sexuais por meio de recursos diversos e de atividades de reeducação da musculatura da área afetada. Também tem o tratamento gestacional, que cuida e promove mais conforto na readaptação do corpo da mulher durante a gestação. Trabalha com atividades de fortalecimento no corpo, que passa por muitas alterações durante esse período, direcionamento para a hora do parto e recuperação no pós-parto.  

– Fisioterapia em Quiropraxia:

É uma área que já existia, mas só foi incorporada à Fisioterapia nos últimos anos pois a validação de um Fisioterapeuta se fez essencial para um tratamento mais completo. É uma especialidade focada em diagnosticar, tratar e prevenir problemas no sistema nervoso, músculos e ossos. O tratamento é realizado com as mãos e visa melhorar a flexibilidade, reduzir dores e recuperar funções de ligamentos e vertebras. As queixas mais comuns que o profissional recebe são: Dores no pescoço, coluna e/ou lombar; Hérnia de disco; Osteoartrite; Enxaqueca e Tensão muscular.

– Fisioterapia Respiratória:

Fisioterapia Respiratória

É a especialidade que mais ganhou destaque no enfrentamento da Covid e pode atuar em vários ambientes de saúde. A Fisioterapia Respiratória se faz extremamente importante para a manutenção da vida humana, pelo acompanhamento, manuseio e “desmame” dos pacientes em respiração artificial. Através de técnicas como higiene brônquica, reexpansão pulmonar e exercícios respiratórios, ela previne, trata e recupera paciente com capacidade pulmonar comprometida e com problemas respiratórios. Além de técnicas manuais, também pode ser utilizado alguns equipamentos específicos para ajudar a reduzir sequelas após doenças e traumas, permitindo garantir a manutenção da vida, agilidade para a alta hospitalar e, acompanhamento posterior até a plena recuperação cardiorrespiratória do paciente.

– Fisioterapia em Terapia Intensiva:

Para quem gosta de atendimento hospitalar intenso, essa é a especialização ideal. Essa especialização visa capacitar o Fisioterapeuta a lidar com pacientes em estado crítico e grave – pacientes dependentes de suporte ventilatório e pacientes com limitação motora severa. O acompanhamento visa mantê-lo vivo e com o mínimo de sequelas possível, após a alta hospitalar o tratamento pode seguir para casa ainda por mais o tempo que for necessário.

– Fisioterapia Traumato-Ortopédica:

Possivelmente essa é uma das especializações mais conhecidas. Ela trata lesões e dores principalmente causadas por lesões, traumas, acidentes ou cirurgias ortopédicas. A principal função é recuperar os movimentos, estimular a circulação e fortalecer os músculos. Também pode ser atuante em traumas de origem reumatológica.

– Fisioterapia Neonatal e pediátrica:

Fisioterapia Pediátrica

Como o próprio nome já sugere, essa é a especialização focada no cuidado com os pequenos. Geralmente conta com uma equipe multidisciplinar para que o tratamento seja mais efetivo e muitas vezes os pais também são fundamentais para dar continuidade no tratamento. Podem atuar nas diversas áreas da Fisioterapia (respiratória, neurofuncional, cardiovascular, ortopédica) mas sempre focado nas estruturas corporais do bebê e da criança em desenvolvimento, que necessitam de técnicas específicas para a faixa etária do paciente, que se diferencia muitas vezes do tratamento em adultos.

A Fisioterapia é um campo tão amplo, que possibilita o profissional trabalhar em clínicas – o que engloba áreas como Ortopédica, Neurológica, Cardiorrespiratória, Saúde da Mulher, Geriatria, entre outras – em hospitais, com a parte de Terapia Intensiva, Cardiorrespiratória, Neurofuncional, Escolas e Universidades, Instituições de Longa Permanência (Asilos), Unidade Básicas de Saúde (UBS), Clubes, Empresas, Institutos de Pesquisa e até em acompanhamento de clubes esportivos. As possiblidades são bem variadas, podendo assim o profissional desenvolver sua técnica de acordo com a realidade que mais lhe atende.

São muitas as possibilidades de atuação do Fisioterapeuta, né? Se você já conseguiu se imaginar em uma delas, não perca tempo e já se inscreve para o vestibular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *