Londrina | PUCPR

Sem categoria

Cão terapeuta, já ouviu falar?

Hoje em dia, com o aumento dos níveis de ansiedade da população no geral, o tratamento com animais tem se tornado cada vez mais frequente e apresenta ótimos resultados.

O que é?

Spencer, Cão de Apoio emocional

O tratamento com animais, na psicologia é chamado Terapia Assistida por Animais (TAA) (diversos tipos de animais) ou, no caso de cachorros, Cinoterapia. A Terapia com Animais é um método terapêutico que se utiliza do contato com cachorros a fim de complementar o tratamento dos pacientes. É um tratamento cientificamente comprovado e o seu objetivo é cuidar e ajudar a promover o bem-estar emocional, físico, cognitivo e social dos seus pacientes. Esse tipo de tratamento apresenta resultados muito bons até em pacientes hospitalizados, pois os pets agem mais do que como um animal de estimação, eles atuam como cuidadores, além de grandes companheiros. Sua presença ao lado do paciente ajuda a diminuir o medo e a ansiedade, tirando o foco do paciente nos problemas em que está passando, além também da série de benefícios com a liberação de hormônios como dopamina, ocitocina e endorfina que estão diretamente associados a sensações de bem-estar.

Como funciona?

Assim como qualquer outro tratamento, precisa de orientação e direcionamento de um profissional responsável (Psiquiatra, Neurologista, entre outros), não é apenas colocá-los livremente juntos (mesmo que isso seja, de fato, muito bom também). O profissional que irá fazer a mediação, vai propor quais as atividades e o tempo de interação que cada tratamento específico precisa ter para ser eficaz. Para cada paciente e cada situação existe uma forma adequada de tratamento.

Não é qualquer animal que pode ser adequado para a realização do tratamento, eles precisam ter aptidão para isso, para que seja benéfico para o animal também. No caso dos cachorros, precisam ser castrados, ter temperamento pacífico, sociável, dócil, tolerante, além dos cuidados básicos de saúde estarem em dia também (banhos, unhas, vermifugação, controle de parasitas e vacinas). Um médico veterinário especialista em comportamento animal ou um adestrador profissional conseguem avaliar e atestar a aptidão dele.
Existem também profissionais que treinam cachorros desde filhotes para virem a exercer essa função quando adultos, mas pode-se também adequá-los a sua realidade e, desde que minimamente treinado, o seu pet também consiga exercer a função.

Quando é indicado?

De modo geral, todo e qualquer paciente que receber a visita de um cão terapeuta colherá benefícios como bem-estar, leveza e felicidade. Existem casos específicos em que o tratamento costuma ser mais indicado, como por exemplo: Ansiedade, Depressão, Autismo, Síndrome de Rett, Paralisia Cerebral, Deficiência intelectual e/ou motora, tratamentos complexos de saúde como o câncer, estados emocionais como tristeza, solidão ou decepção, entre outros.

O tratamento pode ser indicado para crianças, adultos e idosos, em qualquer situação emocional ou física, desde que haja consenso na participação. A duração não é padrão e cada tratamento pode ter uma frequência e um período de duração. Assim como ele também pode ser um complemento no tratamento com remédios, vale sempre realizar o acompanhamento com um profissional da sua confiança.

Aqui na PUC

Spencer e Jamila

Tenho certeza de que se você frequenta a PUC Londrina você já viu o Spencer por ai!

O Spencer é uma misturinha de Golden que esbanja simpatia com todos que se aproximam, ele é o Cão de Apoio Emocional da Jamila, nossa aluna de Psicologia, que por conta de crise de ansiedade generalizada encontrou nele o seu parceiro de todos os dias.

Sim, o Spencer teve o treinamento adequado para exercer essa função e por recomendação e laudo médico assiste as aulas aqui com ela todos os dias, ele adora esse contato humano com os amigos novos.

Cidinha


(E cá entre nós, tem uma paixão platônica pela
Cidinha patrulheira rs)

Ele está sempre à disposição para dar apoio a todos que estiverem precisando desse afago peludo, mas aqui vai uma dica muito importante: Sempre que quiser fazer um carinho no Spencer, se aproxime devagar para não assustar nem ele e nem a Jamila, ele é treinado para proteger e acalmar ela, então se apresente calmamente e comece com um carinho suave, tenho certeza ele vai adorar.

Recentemente o Spencer se tornou o nosso primeiro voluntário do Projeto Focinhos, uma iniciativa do PUCPR Acolhe que já está em atividade em Curitiba e agora chegou a Londrina. O Projeto Focinhos conta com a participação de voluntários e seus cães, promovendo a interação dentro da Universidade. Baseado nos estudos sobre os benefícios das atividades assistidas por animais, o projeto busca contribuir com a qualidade de vida e bem-estar no ambiente universitário.
Qualquer dúvida entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *