Londrina | PUCPR

Sem categoria

Fisioterapia, como é o curso ?

O Fisioterapeuta tem se tornado um profissional muito importante em diversas áreas da saúde. Houve muito destaque com a pandemia, o que despertou um olhar para a profissão como um todo e sua gama de possibilidades de trabalho. Conheça Fisioterapia, a profissão que vem crescendo mais a cada dia! 

O que é a Fisioterapia?  

É uma ciência dentro da área da saúde, que busca estudar sobre os distúrbios dos movimentos do corpo e de seu funcionamento para que o ser humano possa ter sua autonomia de ir e vir e fazer todos suas atividades do dia a dia. Trata distúrbios, doenças, traumas, reabilitações pós cirúrgicas e também apresenta um importante caráter preventivo para algumas situações de saúde que as pessoas apresentam.
Sua atuação pode ser em condições públicas e privadas em ambientes como ambulatórios, hospitais, centros de reabilitação, Instituições de Longa Permanência (Asilos), Unidades Básicas de Saúde (UBS), clubes esportivos, empresas na área de docência e como pesquisador, ou também com seu próprio consultório ou clínica. É uma profissão que permite bastante autonomia de tratamento, tanto para avaliação, diagnóstico fisioterapêutico, tratamento e acompanhamento da condição de funcionalidade de seus pacientes e a alta do tratamento. Em todas estas características ampliadas de atuação deste profissional, também destaca-se os aspectos humanos e sociais que são inerentes do Fisioterapeuta em sua atuação junto aos seus pacientes.   

Como funciona?   

Tratamento em aparelho de Fisioterapia

A Fisioterapia é um curso da área de saúde que pode trabalhar em conjunto com todos os profissionais da saúde e de outras profissões, podendo também atuar ao lado de médicos em hospitais. O fisioterapeuta apresenta sua própria autonomia de avaliação, diagnóstico cinético funcional, proposta de tratamento e acompanhamento até a alta do paciente. Podem receber as demandas diretas dos pacientes, ou mesmo, pelos encaminhamentos dos médicos, quando identificam a necessidade de tratamento ou prevenção dos distúrbios de movimentos que o paciente apresenta. O acompanhamento pode ser diário, semanal ou esporádico, dependendo do diagnóstico fisioterapêutico e da gravidade da situação.  

O que faz o Fisioterapeuta?

Buscando prevenir ou reestabelecer a capacidade funcional do paciente, o Fisioterapeuta faz a anamnese e avaliação funcional do paciente (com diversos testes motores, sensoriais, respiratórios, neurofuncionais, de avaliação da marcha, entre outros). A partir daí ele estuda o seu caso e prescreve o tratamento mais adequado para a sua recuperação.  

Dentre as técnicas utilizadas para o tratamento de fisioterapia, temos um leque de recursos à disposição do profissional, como por exemplo: as técnicas manuais; terapias posturais; recursos de tratamentos com água, com fontes de calor, com diversos tipos de correntes elétricas; técnicas de tratamentos sensoriais e motores; reeducação da marcha; utilização de órteses e próteses em geral; reeducação proprioceptiva e equilíbrio, entre muitos outros recursos e técnicas de tratamento.  

Mercado de atuação na Fisioterapia

Fisioterapia na recuperação de trauma

O mercado de atuação do Fisioterapeuta é muito amplo, cada vez mais as pessoas buscam se cuidar e a profissão tem sido muito aliada a isso. A Fisioterapia tem crescido tanto que já se equipara à medicina considerando todas as especialidades e áreas de atuação disponíveis. A especializações podem ir desde uma recuperação de lesão, como foi o caso do Neymar na copa, passando por fortalecimento com pilates, até uma atuação em UTIs de hospitais. Em breve falaremos sobre mais detalhadamente sobre o amplo campo de atuação da profissão.

Valorização do profissional

Com a chegada da pandemia, houve um aumento muito grande na procura por Fisioterapeutas, eles foram essenciais para acompanhar o tratamento e principalmente para seguir com a reabilitação dos pacientes hospitalizados e pós alta hospitalar. Sua atuação pode começar na uti durante a doença, articulando junto com o médico qual melhor forma de seguir, e principalmente após a cura, reestabelecendo as funções respiratórias e também motoras, que muitas vezes sofreram com as sequelas.   

Brasão Fisioterapia

A profissão de Fisioterapeuta é regulamentada desde 1969 e é acompanhada/regida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Aqui no Paraná, quem zela pela profissão é o CREFFITO 8 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Regional 8 – Paraná). Nossa coordenadora do curso de Fisioterapia aqui da PUC Londrina, Profª. Viviane de Souza Pinho Costa, atua como Delegada Regional do Paraná na Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN). Uma excelente profissional, com vasta experiência na área e também na docência, sem dúvidas sua participação agregará muitos pontos positivos e uma valorização ainda maior da classe profissional de Fisioterapeutas. 

O símbolo da profissão é um raio dourado com duas serpentes verdes entrelaçadas, dentro de um camafeu de borda marrom e preta com fundo branco, e a escrita vem em baixo seguindo a curvatura, como na imagem. 

Aqui na PUC, o conceito de Multiversidade já é uma realidade e o curso de Fisioterapia anda junto com todos os outros, tendo parcerias com Medicina, Enfermagem, Administração, Psicologia e também Direito. Formando assim um profissional completo e pronto para atuação em qualquer especialidade disponível no mercado de trabalho.

Aulas práticas de Fisioterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *