Londrina | PUCPR

Sem categoria

9 Especialidades da Fisioterapia

Já trouxemos um panorama geral de como é o curso de Fisioterapia (você consegue conferir clicando aqui). Com a crescente valorização deste profissional, os olhares se voltaram despertando um interesse em conhecer mais a fundo as Especialidades da Fisioterapia.

Muita gente ainda não sabe que a Fisioterapia evoluiu para o tratamento por especialidades, bem como aos médicos, o que permite um atendimento adequado e de qualidade para as diversas disfunções cinético funcionais que o paciente pode apresentar, e que também abre um leque enorme de áreas para especialização.

Hoje, são reconhecidas pelo Conselho de Fisioterapia 16 especialidades:

Acupuntura – Aquática – Cardiovascular – Dermatofuncional – Esportiva – Fisioterapia em Gerontologia – Fisioterapia do Trabalho – Neurofuncional – Fisioterapia na Oncologia – Fisioterapia em Reumatologia – Respiratória – Traumato-Ortopédica – Osteopatia – Quiropraxia – Fisioterapia em Saúde da Mulher – Fisioterapia em Terapia Intensiva.

Vamos conhecer 9 destas especialidades:

– Acupuntura:

Acupuntura

É uma especialização que não é exclusiva de Fisioterapeutas, mas é bastante comum entre eles. Essa especialização é uma técnica milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas muito finas em locais estratégicos do corpo.  Essa técnica visa estimular o tecido da pele, corrigindo disfunções musculoesqueléticas e também do sistema nervoso, causando alívio de inúmeras dores. Quando aliado ao tratamento convencional, oferece resultados ainda melhores, proporcionando o equilíbrio entre sistema ósseo, muscular, energético e nervoso.

– Fisioterapia Aquática:

É a especialidade que usa as propriedades da água como tratamento. Existem vários tipos e focos do tratamento à base de água. Como por exemplo: hidroterapia (tratamento pela água); hidro cinesioterapia (exercícios imersos na água); Balneoterapia (através de banhos); Crenoterapia, também conhecida como Termalismo (banhos com águas termais); Cromoterapia que pode ser utilizado com o tratamento de águas (uso de luzes em diferentes cores); Duchas; Compressas; Vaporização/Inalação; Crioterapia (aplicação de bolsa de gelo) e Talassoterapia (tratamento à base de água marinha). O Fisioterapeuta pode atuar com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do paciente nos ambientes aquáticos.

– Fisioterapia Cardiovascular:

O profissional atua focado na prevenção e/ou recuperação de pacientes que sofrem com problemas cardíacos ou vasculares. Podem trabalhar em diversos ambientes, dentro do hospital acompanhando um paciente que teve AVC por exemplo, em clínicas externas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou até na casa do paciente.  

– Fisioterapia Dermatofuncional:

É a especialidade que mais se aproxima do ramo estético. O profissional atua diretamente com a pele, seja cuidando de lesões, queimaduras, cicatrizes, recuperação após cirurgias plásticas e até procedimentos de gorduras localizadas, visando sempre a recuperação do tecido epitelial.

– Fisioterapia Desportiva/Esportiva:

Fisioterapia Esportiva

Essa especialidade atua diretamente nas atividades esportivas de qualquer natureza, recuperando o atleta com rapidez e efetividade de tratamento. Avalia periodicamente o atleta, desenvolve atividades para melhorar os pontos necessários, prescreve treinos de prevenção, auxilia em todo o pré e pós competição. Em caso de lesão, ele que irá acompanhar e prescrever o tratamento mais ágil para não perder desempenho. Esse profissional pode atuar de forma individual com cada atleta ou também em clubes e equipes esportivas.

– Fisioterapia do Trabalho:

É o profissional que atua diretamente na prevenção de lesões relacionadas ao trabalho. Por exemplo, um colaborador que executa função operacional dentro de uma fábrica, pode se lesionar caso não corrija sua postura, e o mesmo vale para quem fica na frente de um computador. Portanto, o profissional orienta, previne, realiza tratamento e promove palestras educacionais. Atua principalmente na prevenção de lesões, desenvolvendo ginásticas laborais dentro de empresas, analisando o ambiente e propondo melhorias visando o bem-estar dos colaboradores. Outro ponto de atuação dessa especialidade é com o acompanhamento de funcionários em recuperação, e em exames admissionais/demissionais.

– Fisioterapia Neurofuncional:

Essa especialidade tem a missão de tratar pacientes com limitações físicas ou motoras, causadas por doenças neurológicas e degenerativas em crianças, adultos e pessoas idosas. Doença de Parkinson, Derrame Cerebral (AVC), Traumas de Crânio, existem várias doenças que podem desencadear problemas motores e de sensibilidade, e o Fisioterapeuta Neurofuncional é o que vai auxiliar o paciente a se reestabelecer. Pode ser um tratamento de retorno de movimentos perdidos, coordenação motora, força, equilíbrio, sensibilidade, entre outros, mas também pode ser um que busque desenvolver outras formas de realizar uma atividade que foi abalada. O foco é o maior nível de independência funcional e qualidade de vida desse paciente.

– Fisioterapia em Reumatologia:

Essa especialização é focada em promover bem-estar para pessoas com doenças reumáticas. Doenças reumáticas contemplam muitas variedades, mas boa parte delas são crônicas e degenerativas, causam muitas dores e perda de movimentos articulares. Podem perder condicionamento físico, cardiovascular e respiratório também, por isso é de muita importância o acompanhamento com o profissional especialista para conseguir uma melhor qualidade de vida desses pacientes.

– Fisioterapia em Gerontologia:

Fisioterapia em Gerontologia

É o profissional especialista em pacientes idosos. Ele estuda, previne e trata as disfunções que podem ocorrer com o corpo humano com o avançar da idade. Não foca apenas em reabilitar o idoso, faz o acompanhamento e a prevenção de problemas na saúde funcional durante o processo de envelhecimento, e atua sempre em interação com os outros profissionais de saúde que acompanham esse paciente. O foco é promover um envelhecer funcional e saudável para esses pacientes.

Em breve falaremos sobre as outras especialidades da Fisioterapia.

A atuação durante as atividades práticas das Disciplinas e os estágios curriculares obrigatórios e extras durante o curso são de extrema importância, pois é a partir dessas experiências que você conhece as áreas na prática e vai gerando uma afinidade com qual você quer seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *