Londrina | PUCPR

Sem categoria

Conheça o PUC Acolhe e seus serviços

O PUC Acolhe é uma junção de serviços destinados a melhorar o bem-estar e dar suporte ao aluno durante sua jornada acadêmica.

Como surgiu o PUC Acolhe e o que é?

Esse setor surgiu da junção de outros setores já existentes dentro da PUCPR. O SEAP (Serviço de Apoio Psicopedagógico) com serviço de apoio ao aluno, no suporte a aprendizagem, na inclusão e na saúde mental, que já era ativo em Londrina; Em Curitiba existia o HNB (Habilidades de Núcleo Básico) que é um setor focado em suporte a aprendizagem e nivelamento em áreas básicas como Matemática, Física e Linguagens; O que para nós é o Ambulatório de Saúde, em Curitiba era chamado SUEM (Serviço de Urgências e Emergências) que também sempre esteve bem próximo no acolhimento ao aluno.

Com a pandemia, se viu necessário um foco maior nesses serviços aos alunos, e com a possibilidade de ações remotas, decidimos por unificar tudo em um só setor, de forma mais completa, buscando o melhoramento dos nossos serviços ao aluno. A ideia desse programa, é trabalhar o apoio estudantil, que tem seu eixo principal no suporte e acolhimento do nosso estudante, mas que agora abrange também mais ações nas áreas de aprendizagem e desenvolvimento.

Vamos conhecer as 4 grandes áreas que compõe os serviços do PUC Acolhe:

Aprendizagem e desenvolvimento

Agora com a parceria de Curitiba, os alunos podem participar daqui, de forma remota ou híbrida de oficinas que também acontecem lá. Sempre que sentirem necessidade de melhoria ou que quiserem desenvolver melhor uma habilidade, podem procurar uma das oficinas oferecidas pelo setor. São oficinas que desenvolvem hábitos de estudo, estratégias para estudo, melhor forma de montar um resumo, aprimoramento de habilidades, competências acadêmicas, nivelamento em áreas específicas como português, matemática, física e química, etc. O que mais for mapeado como necessidades frequente dos alunos, pode ser elaborado e desenvolvido em forma de oficina.

Professora Angela Arruda
Profª Angela Arruda

Além dessas atividades remotas em parceria com Curitiba, aqui em Londrina a gente conta com a participação ativa da Professora Ângela Arruda, formada em letras e docente em diversos dos nossos cursos, o que a torna uma carinha já bem conhecida pelos alunos. No PUC Acolhe ela atua ministrando oficinas presenciais nas áreas de língua portuguesa, escrita, produção de texto, leitura, como fazer resumos, o que grifar em um texto, etc. Durante o semestre ela forma grupos de alunos que estão com dificuldade em cada área, marca horários com eles e faz oficinas presenciais para conseguir atingir de forma mais próxima às necessidades pontuais de cada aluno.

Saúde Integral

Com a união dos setores, o que antes era mais focado apenas na saúde mental, agora está mais abrangente e mais próximo com ações em parceria com o Ambulatório e serviços de Urgências e Emergências. As ações realizadas pelo PUC Acolhe podem ser individuais ou coletivas, visando o cuidado integral do nosso estudante, desde o acolhimento, a promoção e também a prevenção de questões relacionadas a saúde mental e a área médica. Nossas ações são abrangentes e também beneficiam os colaboradores e a comunidade em geral, como por exemplo quando a gente faz campanhas sobre o setembro amarelo, outubro rosa e outras diversas.

Inclusão e Diversidade

É uma área que olha para o acolhimento das diferenças, sejam elas étnico raciais, de gênero, socioeconômicas, culturais, religiosas, enfim, qualquer diferença que possa existir entre as pessoas (e sabemos que existem muitas). Nessa parte do setor, também oferecemos atendimento educacional especializado ao estudante com necessidade educativa especial, ou seja, o estudante com alguma deficiência, pode ser física, intelectual, motora, sensorial etc. Qualquer que seja a deficiência, permanente ou transitória que esse estudante apresente e que possa comprometer o seu desempenho acadêmico, ele será recebido pelo PUC Acolhe. É esse setor que vai fazer as intervenções e pontes necessárias com os coordenadores e professores, para uma adaptação sem prejuízo de aprendizagem, mas que deixe mais acessível para o estudante naquele momento, de acordo com sua dificuldade.

Além disso, o nosso setor de diversidade e inclusão também realiza campanhas de formação para a comunidade acadêmica de uma forma geral. Um exemplo disso é o mês de inclusão, que acontece em Abril e visa realizar formações e sensibilizar as pessoas para as questões de diferenças. Essas ações buscam conscientizar e evitar possíveis situações de preconceito, exclusão e discriminação dentro da comunidade.

Garantia de Direitos e Proteção Social

Essa área engloba um pouquinho de todas as outras, pois busca garantir um ambiente mais seguro e saudável para o nosso estudante, e consequentemente para toda a comunidade que circula pelo câmpus. Buscamos apoiar esse estudante que se encontra em uma possível situação de vulnerabilidade, promovendo a defesa dos seus direitos. Prezamos pelos deveremos que temos como comunidade acadêmica, respeitar as diferenças, proteger o direito do outro, ou seja, agir com respeito em relação a uma vaga preferencial, seja em situações de nome social, com condições diferentes das nossas, seja em situações de violência que essa pessoa possa estar vivendo (de cunho psicológico, emocional ou de qualquer outro tipo). Consequentemente a gente acredita que conscientizar aqui dentro, reflete nas ações de todos da porta para fora também.

Quem pode participar e como?

Apresentadas as áreas de atuação do PUC Acolhe, deixamos as portas abertas para qualquer aluno que sentir a necessidade de participar.

Psicóloga Andrea Lunardelli Valente
Psicóloga Andréa Valente

Para ficar atento à todas as oficinas, suas datas e formas de inscrição, bem como as programações que se alternam semanalmente e as rodas de conversa disponíveis, os alunos podem acompanhar o perfil do Instagram @pucpracolhe ou também acessar essas informações dentro da plataforma CANVAS, com seu login de aluno. Vale citar que a maioria das oficinas possuem declaração de participação, o que conta como horas complementares (que são necessárias ao fim da graduação).

Quando se faz necessário um atendimento individual e/ou personalizado, o aluno pode procurar a Psicóloga Andréa Lunardelli Valente, sua sala fica ao lado da recepção, dentro do prédio do NPP (Núcleo de Práticas em Psicologia). Os alunos podem buscar esse serviço também através do agendamento por email: [email protected] ou através do Whatsapp, clicando aqui.

Roda da Vida

A Roda da vida é uma ferramenta que tem movimentado e direcionado os serviços do PUC Acolhe. É um questionário breve, simples e lúdico, mas que busca entender como estão as diversas áreas da vida do aluno, que refletem na sua vida acadêmica. Ao fim das perguntas, o aluno vê um gráfico com suas pontuações em cada área e também dicas de como melhorar alguns hábitos.

É importante que esse questionário seja respondido pelos alunos dentro da plataforma canva, o resultado vai para o setor vem de forma totalmente anônima, apenas em forma de gráfico geral identificando os pontos em que mais alunos tem tido dificuldades. Baseado nessas informações gerais, os serviços do PUC Acolhe direcionam ações mais precisas nas áreas de interesse ou áreas em que se nota maior carência de informações.

Convido você aluno, a escanear esse qr code abaixo ou clicar na imagem, fazer seu login na plataforma canva e responder a Roda da Vida Universitária:

Roda da Vida Universitária para alunos

Para quem não é aluno mas deseja conhecer a roda, pode acessá-la via site, clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *