Londrina | PUCPR

Sem categoria

Controladoria, Finanças e BI, o que quer dizer ?

Modernidade! Hoje em dia com o avanço e as melhorias que a tecnologia traz para todas as áreas, saber manipular e usufruir dela, é um grande diferencial.  

Quem trabalha com Controladoria e Finanças certamente já ouviu falar sobre BI (Business Intelligence) e como isso afeta diretamente o seu modo de trabalhar. É uma forma de tratar os números e as planilhas que quando bem executada facilita e otimiza muito os resultados e dados da área. Muitas vezes perde-se bastante tempo com contas, processos e tratamento de informação, podendo ainda apresentar algum erro ao final do trâmite. Com o BI as possibilidades de erro se tornam praticamente nulas e é possível extrair informações quase que imediatamente, o que ajuda muito no processo de tomada de decisão empresarial.  

Exemplo de painel de trabalho com BI
Exemplo de Dashboard utilizando BI

Por conta da ascensão de empresas de tecnologia e a alta procura por profissionais da área, buscando atualizar os profissionais e os tornar aptos a manipular esse tipo de ferramenta, aqui na PUC temos um curso de MBA em Controladoria, Finanças e BI (Business Intelligence). Totalmente personalizado e desenvolvido baseado nas demandas atuais de quem trabalha nas áreas de Controladoria e Finanças.  

Vamos conhecer um pouco mais sobre os pontos de Controladoria, Finanças e BI que são abordados nesse curso

O curso é composto por 4 grandes módulos:  

– Primeiro módulo trata sobre a controladoria e as ferramentas gerenciais; 

– Segundo módulo aborda auditoria contábil interna e externa; 

– Terceiro Módulo é sobre finanças e avaliação de investimentos; 

– Quarto módulo apresenta o Business Intelligence; 

Dentro da área de BI e de tecnologia da informação, deste quarto módulo, temos 3 grandes disciplinas importantes: 

– Uma delas fala sobre a Segurança da informação e a Cibersegurança, ou seja, extremamente necessário que esses profissionais da atualidade saibam identificar esses principais requisitos para a proteção de dados nas empresas. Tendo em vista que hoje a grande maioria das empresas trabalha com dados e esses dados ficam à disposição, então é necessário que o profissional de controladoria também aprimore esses requisitos de segurança dos dados em meio a toda essa transformação digital que vem acontecendo.

– Outro ponto, é a disciplina de Mineração de dados, em que o aluno é preparado para fazer o que se pode chamar de “mineração de dados”, que é basicamente uma preparação da informação. Antes da análise, é necessário que esses profissionais façam procedimentos para processar e transformar esses dados, para que após isso, ele possa ser analisado e assimilado, podendo assim gerar insights para tomada de decisões.  

– A terceira disciplina é Banco de dados e visualização, ou seja, como você cria aqueles dashboards bonitos, com gráficos interativos para apresentar esses dados à equipe.

Esse quarto módulo, especialmente, veio realmente para personalizar e modernizar a demanda atual dos profissionais que trabalham nessa área de controladoria e finanças.  

O mercado

Sabemos que o mercado nesta área está bastante movimentado, houve um aumento muito grande no uso de tecnologia, análise de dados e também na questão de automação. Com isso, o volume de dados que as empresas processam diariamente é muito grande, e isso influencia diretamente nas tomadas de decisão dentro da área financeira. É crescente a conscientização de que é extremamente importante para que a empresa tenha sustentabilidade.  

O módulo sobre auditoria contábil interna e externa, por exemplo, está conectado com a questão de governança coorporativa, com transparência de informações. Temos visto notícias na mídia sobre grandes empresas que tiveram problemas com suas demonstrações financeiras, com isso a gente entende que a auditoria contábil (interna e externa) está ligada também com a questão de asseguração e compliance (conjunto de práticas legais a serem cumpridas pela empresa).  

Controladoria, Finanças e BI

Aspectos relacionados a Governança Coorporativa, a gente acaba trabalhando com ferramentas bastante modernas relacionadas a empresas, o que as empresas estão utilizando atualmente. Para falar sobre isso, contamos com professores que são referência tanto no mercado de trabalho, quanto na formação docente. Esse curso foi formatado em função do mercado atual na área de controladoria e finanças. Portanto, quem procura uma atualização profissional, quem procura se conectar com as ferramentas atuais que o mercado requer, pode ter certeza de que esse curso vai cumprir com as expectativas de proposta bastante inovadora e conectada com o mercado de trabalho.  

Como é o curso? 

Online ao vivo, uma modalidade que te permite assistir de casa, porém mantendo a interação e o networking com os professores e a turma. O estudante ingressa na plataforma às quintas e sextas feiras online, com o professor e os demais colegas de turma, todos podem interagir e trocar experiências. Essa modalidade tem dado muito certos nas turmas anteriores, porque permite essa troca entre os alunos e por ser online consegue abranger realidades até de outros estados também. O atendimento humanizado da PUC também sempre está à disposição dos alunos (presencial ou remoto) para sanar todas as dúvidas e auxiliar no que for necessário durante toda sua jornada acadêmica.   

Por ser um MBA, o tempo de duração é considerado curto, com 14 meses o aluno já conclui e esse formato não tem o famoso TCC. O que existe é uma disciplina que é chamada de “desafio de aplicação”, após cada um dos 4 módulos o professor aplica um estudo de caso de forma interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas do módulo, o estudante resolve e entrega baseado no que aprendeu. Esse desafio funciona como uma “disciplina certificadora” que vai confirmar que o estudante é, de fato, um especialista naquela área de conhecimento.

Por fim, se você busca um reposicionamento de carreira, ou atua em uma determinada área e tem interesse em migrar para a área de controladoria, ou quer modernizar seu conhecimento e se atualizar profissionalmente, te convido a fazer parte do nosso curso. Pode ser também um ponta pé inicial para empreendedores que querem profissionalizar a gestão da sua empresa, aqui no curso eles vão ter acesso a essas ferramentas atuais e tendências da área de controladoria e finanças.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *