Solução de conflitos passa a ser tema central de discussões para alunos da rede pública na capital.
A assinatura simbólica do Projeto de Pesquisa-Ação nas Escolas ocorreu nesta terça-feira (15/03), no Colégio Estadual Desembargador Guilherme de Albuquerque Maranhão, no bairro Tatuquara, em Curitiba. A parceria entre a PUCPR e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) tem como objetivo a oferta de cursos de capacitação de gestão pacífica de conflitos nas escolas, visando o acompanhamento dos alunos em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente o estudo atende dez escolas estaduais na capital paranaense, todas pertencentes a diferentes regionais do município, sendo elas, Portão, Pinheirinho, Tatuquara, Santa Felicidade, Cajuru, Boa Vista, Boqueirão, CIC, Bairro Novo e Matriz.
O professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH/PUCPR), Dr. Cezar Bueno de Lima, conduziu a mesa de apresentações. Em sua percepção, a aplicação da pesquisa junto às escolas pode contribuir para produção de novos conhecimentos, “É uma forma de descobrir quem é esse adolescente que está na escola, o que ele pensa sobre projeto de vida, educação, violência, democracia e evidentemente sobre uma forma pacífica de resolução de conflitos”.
O colégio estadual onde ocorreu o evento é a primeira instituição de ensino a receber a união entre a PUCPR e o TJPR por meio do Ateliê de Inovação, do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos e da Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU). Para o diretor da escola, esta é uma grande oportunidade de mudanças sociais, “É um projeto tão importante para o nosso desenvolvimento e nós necessitamos desse trabalho aqui na comunidade para nos ajudar a trabalhar os conflitos que são gerados nesse espaço”, afirma Gerson.
Ainda que a escola seja um local de importância e mobilidade social, muitas são as dificuldades enfrentadas por estes estudantes. As oportunidades de um ensino de qualidade, capaz de oferecer uma aprendizagem efetiva e um ambiente propício para o desenvolvimento do aluno, não fazem parte da realidade da maioria dos jovens oriundos de camadas populares na região periférica de Curitiba.
Sendo assim, e para o desenvolvimento dos colégios inseridos na pesquisa, é preciso se comprometer e pensar um futuro para a educação. “Para um projeto de educação de qualidade, que possa transformar a vida das pessoas, não pode só estar aquela unidade envolvida, é preciso também das instituições sociais que compõem o cenário daquela realidade”, destaca o Prof. Dr. Rogério Mateucci, Reitor da PUCPR.
Durante o encontro, o Desembargador Dr. Fernando Bodziak, presidente do CEMSU, também salientou a importância desta parceria para o desenvolvimento, a igualdade e a garantia dos direitos humanos no espaço escolar. “Sem uma família, sem uma escola, nós não conseguimos nos construir. E a construção é muito melhor quando ela acontece em um ambiente de diálogo, de aproximação, em que os alunos escutam eficazmente a mensagem que é transmitida pelos educadores”.
Emprega Mais
Durante o evento, o ônibus do projeto “Educa Mais Paraná”, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), também esteve presente. Foram ofertadas 60 vagas de empregos, uma forma mais ágil de gerar oportunidades para os moradores locais do bairro Tatuquara.