Projeto de Pesquisa-ação nas Escolas

Locais de Realização da Pesquisa

Dentre os critérios para a seleção das escolas, destacam-se a menor nota do ENEM e maior incidência de casos de violência (homicídios) no bairro de localização da escola. 

Foram selecionadas uma escola em cada uma das dez regionais que compõem o Município de Curitiba-PR:

  1. Escola na Regional Portão
  2. Escola na Regional Pinheirinho
  3. Escola na Regional Tatuquara
  4. Escola na Regional Santa Felicidade
  5. Escola na Regional Cajuru
  6. Escola na Regional Boa Vista
  7. Escola na Regional Boqueirão
  8. Escola na Regional CIC
  9. Escola na Regional Bairro Novo
  10. Escola na Regional Matriz 

A proposta é realizar 2 grupos focais em cada uma das escolas, com a participação voluntária dos adolescentes e jovens com idade entre 15 e 17 anos, regularmente matriculados e que estejam frequentando a sala de aula. A escolha dos estudantes para a realização dos grupos sociais irá considerar a proporção de adolescentes e jovens dos sexos masculino e feminino.

Espera-se que realização da primeira fase da pesquisa, modalidade da pesquisa-focal, ofereça subsídios e oriente o desdobramento de iniciativas de intervenção nas escolas, na modalidade de cursos de capacitação e de elaboração e acompanhamento de indicadores sociais com foco na violência, nos direitos humanos e na mediação pacífica dos conflitos no espaço escolar.

Distribuição dos Colégios Estaduais de acordo com o número de homicídios nas regionais e as menores notas no ENEM – município de Curitiba-PR


Elaboração: Lima 2019

Fonte: Enem (2016), Jornal Tribuna do Paraná/Painel do crime (2018), IPPUC (2016), QEDU/Fundação Lemann (Ideb 2017); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

[1] As médias das notas do ENEM das escolas foram extraídas do site Melhor Escola. Disponível em: https://www.melhorescola.com.br/. Acesso em 21/01/2019

[2] Fonte: Melhor Escola. Disponível em: https://www.melhorescola.com.br/ escola/publica/ guilherme-a-maranhao-c-e-des-e-fund-med (INEP/ENEM 2018). Acesso em 09.9.2019.

[3] Fonte: Melhor Escola. Disponível em:  https://www.melhorescola.com.br/ escola/publica/ eurides-brandao-c-e-e-fund-med. Acesso em: 09.9.2019.