Projeto de Pesquisa-ação nas Escolas

Responsáveis pelo projeto de pesquisa-ação nas escolas discutem estratégias para evitar a evasão

No dia 29 de abril, sexta-feira, o coordenador do projeto, Prof. Dr. Cezar Bueno de Lima, conduziu uma reunião com o assistente técnico do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba, Joel Santos Bandeira, e com os diretores de três escolas, de diferentes regionais da capital paranaense. Estavam presentes, o diretor Gerson, do Colégio Estadual Desembargador Guilherme de Albuquerque Maranhão, da regional Tatuquara, o diretor Alexandre, do Colégio Estadual Protásio de Carvalho, da regional CIC e o diretor Fabiano, responsável pelo Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, da regional Bairro Novo. 

Dentre os temas discutidos, o foco era na elaboração de estratégias que contribuíssem para diminuição da evasão escolar de estudantes que estão cursando o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio na rede pública do estado. O debate central pairava sobre como assegurar a conclusão do ensino básico para alunos em situação de vulnerabilidade social e que estudam no período noturno, muitas vezes tendo que conciliar a escola com o trabalho. 

Das alternativas para o problema, apresentadas pelo assistente técnico do NRE, houve um consenso da necessidade de viabilizar atividades laborais, que não prejudicasse o desenvolvimento dos estudos destes alunos. Sendo assim, a modalidade de trabalho de adolescente aprendiz, é vista como uma saída para evitar a evasão escolar. Neste caminho, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, pode se tornar uma parceria importante para atingir os objetivos definidos na reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *