Projeto de Pesquisa-ação nas Escolas

PROJETO PESQUISA-AÇÃO NAS ESCOLAS DESENVOLVE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, APRESENTANDO A PERSPECTIVA DA EDUÇAÇÃO PARTICIPATIVA ANTIRRACISTA E QUESTÕES RELACIONADAS EO ENFRENTAMENTO DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

No dia 21 de julho de 2023, os integrantes do Projeto Pesquisa Ação nas Escolas, vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – NDH, realizou trabalho de formação com os professores do Colégio Estadual Guilherme Maranhão, no bairro Tatuquara.

A primeira parte da atividade, ocorrida no período da manhã e conduzida pela Professora Cinara Matoso e por Wellington G. Marques, ambos integrantes do projeto, teve como objeto o tema “Propostas de Educação em Direitos Humanos: educação participativa e antirracista”, tendo como principal objetivo sensibilizar sobre a importância do fortalecimento da educação antirracista e participativa, visando a proporcionar o pertencimento de fato e cidadãos reflexivos. Segundo a Professora Cinara, “acredita-se que a ausência do sentimento de pertencimento pode estar intimamente relacionado com violência no ambiente escolar”.

A segunda parte da atividade de formação com os professores da rede pública de ensino, ocorrida no período da tarde, teve como tema “Bullying no contexto escolar: prevenção e intervenção”, apresentado por Andréia Aparecida Simão, psicóloga, Doutora e Mestra em Educação. Objetivou-se, com isso, trabalhar com professores da rede pública de ensino o tema bullying, promovendo discussões acerca do conceito de violência e sua relação com essa prática, a fim de demonstrar que “nem toda violência é bullying, mas todo bullying é uma violência”. Também foram discutidos aspectos da Lei Antibullying, do cyberbullying, do papel da família, da escola e da mídia nessas conjunturas, assim como medidas possíveis de intervenção e prevenção.

Também foram sugeridas atividades a serem trabalhadas pelos professores da rede pública de ensino, de forma interdisciplinar com os alunos, visando a conscientizá-los das implicações e consequências decorrentes do bullying, assim como da importância da prevenção a essas práticas.

Redação por Larissa de Almeida Corrêa.