Projeto de Pesquisa-ação nas Escolas

NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ – NDH/PUCPR PROMOVE DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA E ANTIRRACISTA

No dia 20 de junho de 2023, o Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – NDH/PUCPR promoveu o evento “Educação participativa e antirracista: instrumento de desconstrução das permanentes estratégias, as quais oportunizam a manutenção da seletividade penal”, que contou com a palestra proferida pela Professora Cinara Matoso Machado da Silva, advogada, mestranda do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da PUCPR, integrante do Núcleo e do Projeto de Pesquisa-Ação nas Escolas.

O principal objetivo do evento consistiu em sensibilizar sobre a importância do fortalecimento da educação antirracista e participativa, buscando proporcionar o pertencimento de fato para todos e, além disso, cidadãos reflexivos.

Trata-se da “possibilidade significativa na construção de uma sociedade justa e igualitária”, afirma a Professora Cinara, pois dados estatísticos evidenciam a marginalização dos sujeitos pobres, pretos e com baixa escolaridade, perfil que corresponde a 64% dos encarcerados (CNJ, Seminário Questões Raciais e o Poder Judiciário, 2021).

Deve-se atentar, ainda, para o fato de que 71,7% dos jovens brasileiros, entre 14 e 29 anos, que deixaram de ter completado a educação básica, são pretos ou pardos” (PALLHARES, 2020). “Portanto, precisamos urgentemente arregaçar as mangas a fim de enfrentar essas situações que sinalizam fortemente através dos dados, que necessitamos tratar as causas  para termos resultados diferentes e justos”, conclui a Professora Cinara.

Diante desses dados, tem-se que a adoção de iniciativas de conscientização faz-se extremamente necessária, devendo perpassar por todas as instâncias sociais, desde as menores, como a família, até alcançar as instituições. Daí a importância de debates antirracistas, como o realizado pelo NDH, a fim de possibilitar a discussão sobre a inserção dos jovens em espaços igualitários, considerando a multiplicidade das realidades e dos indivíduos.

Redação por Larissa de Almeida Corrêa