Projeto de Pesquisa-ação nas Escolas

Projeto de Pesquisa-Ação nas Escolas integra a 23ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa

No dia 06 de março de 2023, teve início a 23ª Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa, campanha realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio de iniciativas da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID).

Essas ações, promovidas pelo Poder Judiciário, visam ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher e demandam a articulação com os órgãos governamentais e outros parceiros, conforme destacou a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, presidente do Colégio de Coordenadorias de Violência Doméstica Brasileiro (COCEVID) e coordenadora da CEVID do TJPR.

Nos dias seguintes à abertura da 23ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, a programação da campanha realizou múltiplas ações e mutirões no âmbito do Judiciário e, no dia 8 de março, contou com a visita da CEVID ao Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, para a realização do Projeto de Pesquisa – Ação nas Escolas, integrado por membros do Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

As visitas às escolas públicas, que são parte das ações do Projeto de Pesquisa – Ação nas Escolas, objetivam compreender o cotidiano dos estudantes e do espaço escolar, diante das dificuldades pertinentes à realidade econômica, política e sociocultural, muitas vezes manifestadas pela desigualdade e por diversas formas de violência, incluindo a praticada contra as mulheres.

Participaram do encontro na instituição da rede estadual de ensino integrantes do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e representantes do Poder Judiciário, a fim de elaborar estratégias mais eficazes com relação aos contextos de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Redação por Larissa de Almeida Corrêa.