Marketing | PUCPR

Notícias

Explorando a Liderança através da Astronomia: Uma Aula Inovadora no PUCPR Digital Arena

Na última semana, os alunos do curso de Marketing da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tiveram uma experiência única na disciplina de Liderança, do professor Khalil Abdalla. A aula foi realizada no PUCPR Digital Arena, um espaço inovador de aprendizado, e teve como objetivo explorar aspectos relacionados à liderança, incluindo o poder e seus vícios, por meio de elementos da astronomia.

Nessa aula especial, os estudantes tiveram a oportunidade de examinar conceitos complexos de liderança a partir da perspectiva da vastidão do cosmos. O professor, por meio de recursos visuais, convidou os alunos a refletirem sobre a pequenez da Terra, conhecida como o “pálido ponto azul” quando vista de Saturno. Isso levou a uma profunda discussão sobre o poder, a humildade e a responsabilidade dos líderes.

Os alunos puderam contemplar a magnitude do espaço conhecido, perceber o tamanho da Terra em relação ao vasto universo e explorar noções de distância e espaço-tempo. Essa abordagem única permitiu que eles entendessem que é um erro para os líderes se considerarem importantes demais ou insubstituíveis. A verdadeira importância e relevância de sua atuação estão em promover, qualificar e desenvolver suas equipes.

A analogia com o espaço sideral ajudou os alunos a compreenderem que, assim como no universo, ninguém é maior do que a equipe. A liderança eficaz é aquela que se concentra em aproximar e qualificar as pessoas, reconhecendo que todos têm um papel fundamental a desempenhar.

Essa aula inovadora reflete o compromisso do curso de Marketing da PUCPR em oferecer uma educação abrangente e prática, preparando os alunos não apenas com habilidades técnicas, mas também com uma compreensão profunda dos aspectos humanos da liderança.

Essa aula de Liderança no FTD Digital Arena é apenas um exemplo das muitas experiências ricas e transformadoras que os alunos do curso de Marketing da PUCPR podem esperar em sua jornada acadêmica.