Escola Politécnica

Computação

Estudantes da PUCPR oferecem suporte tecnológico gratuito a todos

Estudantes de computação - CTIC clínica de tecnologia da informação e comunicação PUCPR

A Escola Politécnica está com uma super novidade: a Clínica de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Criada para atender a comunidade – sem custo -, com serviços relacionados à computação, ela começou como um projeto piloto dentro da própria escola, depois expandiu as atividades para toda a Universidade (incluindo colaboradores) e agora passa a atender a comunidade externa.

Essa iniciativa tem o objetivo de capacitar tecnicamente os estudantes dos Cursos de Computação da PUCPR (Ciência da Computação, Cibersegurança, Engenharia de Software, Jogos Digitais e Sistemas de Informação), para tratar dificuldades de operação, configuração e resolução de problemas de tecnologia de informação e comunicação.

Recentemente, a Clínica de TIC foi incluída no Projeto Comunitário e os estudantes que se voluntariaram para participar deste projeto, receberam um treinamento do Professor Altair Santin – um dos coordenadores responsáveis pela criação da clínica -, que explicou o objetivo do projeto e a importância dos serviços prestados à sociedade.

treinamento de estudantes de computação - clínica TIC PUCPR

Com isso, os acadêmicos passam a atuar com supervisão técnica e têm dois ganhos principais: o envolvimento com questões técnicas práticas e o entendimento sobre as dinâmicas sociais da tecnologia, como as geracionais, por exemplo, colocando em prática valores maristas como a Presença Significativa e a Interculturalidade.

• A Clínica de TIC oferece, gratuitamente, os seguintes serviços:
    • ● Instalação, configuração e manutenção de sistemas operacionais, softwares e aplicativos (Windows e MacOS, mediante licença);
    • ● Diagnóstico e solução de problemas de software em computadores e dispositivos móveis (celulares e tablets, por exemplo);
    • ● Atualização de sistemas e softwares;
    • ● Remoção de softwares maliciosos e vírus;
    • ● Configuração e gerenciamento de contas de usuários e senhas.

Como funciona?

É necessário enviar um e-mail para [email protected] e agendar seu atendimento, pois a clínica não oferece serviços de “emergência”, ou seja, se o seu equipamento parar de funcionar de repente, não é possível procurar a equipe diretamente; somente com horário agendado.

Depois de ter seu agendamento confirmado pela equipe, ele ocorrerá no espaço da Clínica, que fica atrás do DCE, ao lado do bloco de Medicina. Os voluntariados farão o diagnóstico do serviço necessário ao seu equipamento e agendarão uma data para devolução.

OBS.: A Clínica de TIC não recebe equipamentos para descarte.

Serviço

Local: PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1155 – atrás do DCE, ao lado do bloco de Medicina

Horários de atendimento:
Segunda-feira e quarta-feira – das 9h às 12h e 14h às 17h
Terça-feira – das 9h às 12h e 14h às 17h
Quinta-feira – das 14h às 17h

Se tiver qualquer dúvida com relação aos serviços, envie um e-mail para [email protected] explicando a sua necessidade, para verificar se é possível atendê-lo.