Escola Politécnica

Robótica: uma ferramenta para o aprendizado

No último mês de fevereiro, aconteceu em Itajaí, a etapa regional de Santa Catarina do Torneio de Robótica First Lego League, evento em que participam crianças e adolescentes, entre 9 e 16 anos. De quarenta equipes participantes, somente as seis com maior desempenho, se classificaram para o campeonato final que ocorrerá em Brasília, entre 15 e 18 de março.

Nessa etapa, participou como juiz chefe da categoria de Design de Robôs, o professor Valter Klein, Coordenador do Curso de Engenharia de Computação e com ele, também esteve presente Francielle Ferreira Cuadra, aluna do 5º período de Pedagogia da PUCPR – Câmpus Curitiba, como juíza de arena.

aluna-e-professor-da-pucpr-participam-como-jurados-de-torneio-de-robotica-first-lego-league

A estudante conta que é ex-competidora da FLL e que isso gerou nela uma grande admiração pela robótica. Além dessa paixão, vê que a participação na competição agrega em sua formação no sentido de trabalhar o traquejo social e sua didática.

Em uma vivência com um aluno com autismo na escola regular, ela juntou os dois universos (tecnologia e educação), para ajudá-lo com atividades de física em que ele tinha dificuldade. “Eu me comprometi em preparar aulas adaptadas que envolvessem robótica e programação, que ele era apaixonado. Fizemos um jogo de basquete onde a bolinha passava pela cesta com uma certa velocidade e terminava na base, com outra velocidade. Assim, trabalhamos sobre velocidade média. Recebi o feedback de sua professora dizendo que ele teve uma grande melhora nas aulas após esta experiência”.

Francielle ainda relatou que este ano pretende fazer parte da equipe de Robótica da PUCPR, comandada pelo professor Valter, para que possa acompanhar de perto as evoluções da tecnologia para inserir em sua profissão.