Escola Politécnica

Pós-graduação

Energias renováveis: saiba como se tornar um especialista

Que o planeta está passando por um desafio ambiental, já sabemos. Mas além de iniciativas individuais e coletivas de coleta de lixo, reciclagem de materiais, entre outros, há uma opção que pode gerar um impacto positivo e contribuir com o meio ambiente: o uso de energias renováveis!

De maneira geral, a fonte de energia mais utilizada mundialmente é de origem do petróleo (fonte de energia não renovável), que teve um crescimento de sua utilização a partir da revolução industrial. Com isso, houve um aumento de emissões dos gases do efeito estufa e elevação da temperatura na superfície da terra.

Diante disso, energias renováveis surgiram como resposta à necessidade de cuidar do meio ambiente, causando nada ou quase nenhuma poluição.

Mas afinal, o que são energias renováveis?

São energias vindas de fontes que estão na natureza de maneira abundante ou inesgotável, como energia solar, eólica (vento), biomassa (matéria orgânica de origem animal ou vegetal, como cana-de-açúcar, milho, esterco), oceânica e hidrelétrica.

Uma engenheira e um engenheiro passeiam por um cenário que possui fontes de energias renováveis: painéis solares e turbina eólica.

É importante que um país tenha várias fontes de energia, para que, caso ocorra um imprevisto, como a crise do apagão de energia que aconteceu no Brasil no início dos anos 2000, exista uma alternativa que mantenha o fornecimento de energia.

No Brasil, segundo dados do BEN (Balanço Energético Nacional), um pouco mais da metade do abastecimento ainda vem de energias não renováveis (petróleo, gás natural, carvão mineral), com forte predomínio da energia hidrelétrica, proveniente das usinas construídas no país, porém as energias renováveis têm ganhado bastante espaço (aproximadamente 45%), pois possuímos grande quantidade de recursos naturais, diferente de outros países do mundo.

Como exemplo de implementação dessas energias renováveis na sociedade, podemos citar a instalação de painéis solares em residências, prédios, pousadas e empreendimentos comerciais, reduzindo significativamente o consumo da energia elétrica e consequentemente, os gastos. Outra iniciativa, são os automóveis flex, que funcionam tanto com gasolina, quanto com etanol, que é uma fonte de energia renovável, obtida no Brasil a partir da cana-de-açúcar.

Especialização e mercado de trabalho

Este é um setor em grande expansão, com bastante vagas e salários altos (entre 5 mil e 25 mil reais). Engenheiros e profissionais de áreas afins como geologia, física, química e biologia, que pretendem atuar neste ramo, podem se especializar através do nosso Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Energias Renováveis.

O curso oferece capacitação na área de energia eólica, energias fotovoltaicas, smartgrids, sistemas elétricos de baixa e média tensão, geração de combustível a partir de biomassa e outras fontes de energia, além de abordar orçamento de obras, segurança no trabalho, ética, energia e meio ambiente. Com isso, o especialista poderá atuar na análise de viabilidade técnica, planejando e projetando unidades integradas de processos, dos pontos de vista técnico, econômico e ambiental.

Serviço
Formato das aulas: online, ao vivo
Modalidade: EAD
Início das aulas: 20/05/2023
Duração: 16 meses
Periodicidade: quinzenal
Aulas aos sábados, das 08:00 às 17:00
Mensalidade: R$ 449,00

Fonte da imagem: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *