Escola Politécnica

Projeto Poliwomen

Até pouco tempo atrás as áreas de ciência e tecnologia, eram quase exclusivamente ocupadas por homens, porém, cada vez mais tem aumentado a presença feminina e vemos o reflexo disso na Escola Politécnica da PUCPR – Câmpus Curitiba, onde 20% dos estudantes dos cursos de computação e engenharias, são mulheres.

Com a intenção de acolhê-las, evitar a desistência e aumentar a participação, é que o Projeto Poliwomen foi criado por professoras da Escola Politécnica. Além de atrair mais mulheres para os cursos citados, outro objetivo do projeto é que se sintam bem na Universidade e acreditem que podem realizar seus sonhos.

Ações recorrentes são desenvolvidas por esse grupo, como o amadrinhamento de calouras pelas veteranas – sendo apoio nas dificuldades -, cursos de liderança feminina, palestras e mini cursos com temas variados de acordo com interesse das estudantes. Acompanhe abaixo alguns registros dessas atividades.

Profªs Responsáveis:

Camila Fukuda

Mariana Couto

Marina Lara

Agosto

Oficina de Primeiros Socorros

Olá! Na última quarta-feira (28/08), voltamos às atividades do semestre, no mais novo espaço da Universidade, o Extensão Universitária, com uma oficina muito importante e descontraída sobre Primeiros Socorros com Ana Paula Sandoval, que é bombeira militar e educadora física.

Ana Paula ensinou como prestar socorro em caso de acidentes, como fazer manobras de desengasgo em crianças e adultos, massagem cardíaca, atitudes em incêndios para proteção pessoal, como usar extintor corretamente, deu dicas de como evitar acidentes domésticos, ex.: não deixar certos objetos ao alcance de crianças, não reutilizar embalagens para colocar produtos químicos que confundam as pessoas e as façam ingerir algo tóxico, cuidados que devemos ter com o mar, entre outras coisas.

A ideia de abordar esse tema foi para promover a conscientização sobre a importância de atitudes corretas que podem salvar vidas, e que no dia a dia eventos como este podem acontecer, assim como no ambiente de trabalho das futuras engenheiras.

As estudantes que fazem parte do grupo também compartilharam experiências pessoais e gostaram bastante do treinamento. “A ação da Poliwomen sobre primeiros socorros foi extremamente informativa e enriquecedora. A palestrante demonstrou bastante comprometimento, articulando os tópicos com profundo conhecimento técnico e trazendo exemplos práticos que facilitaram a compreensão de cada uma das situações emergenciais. Iniciativas como essas são muito importantes, pois o aprendizado adquirido, tem o potencial de salvar vidas em momentos críticos. Foi bem esclarecedor aprender sobre o manejo adequado durante episódios de convulsão e os cuidados necessários em ocorrências de queimaduras, pois agora sei como proceder nessas situações”, relatou a estudante Victória Vilela Nogaroto do curso de Engenharia Mecatrônica.

Junho

Policircle – Roda de conversa para troca de experiências

Paralelo aos encontros com as estudantes, as professoras responsáveis apresentaram o trabalho “Atividades Extracurriculares e os Impactos Socioeducacionais na Formação Acadêmica”, no 1º Fórum de Experiências Educacionais da EP, onde foram mostrados resultados de pesquisas feitas com as participantes do Poliwomen que relataram ter aumentado a habilidade de comunicação com seus pares e professores e atestaram que o projeto as preparam para o mercado de trabalho.

Maio

Encontro com palestra sobre Inovação e Criatividade no Empreendedorismo

Março

Primeiro encontro do ano com calouras

Neste bate papo, Deborah Carvalho – ex-professora da EP, compartilhou suas experiências e desafios de quase 50 anos como uma profissional de TI.

V Semana da Mulher PUCPR

Com a temática “Desafios e possibilidades contemporâneas para diversidade, inclusão, igualdade e visibilidade”, aconteceu a Semana da Mulher no Câmpus Curitiba, entre 18 e 23 de março de 2024. A programação contou com uma série de iniciativas que abrangem temáticas como puerpério e mercado de trabalho, alimentação saudável e pressão estética, entre outras atividades.

A Poliwomen também esteve presente, com palestras, apresentação das equipes de competição e uma oficina de noções básicas de eletricidade para mulheres. 👩🏻‍🏫👨🏽‍💻🙅🏼‍♀💪🏼

Além disso, foram colocados pontos de coleta para a arrecadação de produtos de higiene pessoal destinados às mulheres da Penitenciária Feminina do Paraná.

Oficina de Eletricidade Básica
Apresentação das equipes de competição da Escola Politécnica

Fevereiro

Acolhida Calouros

Participantes do Poliwomen apresentaram o projeto às calouras e as convidaram para o primeiro encontro do semestre.

Novembro

Encontro de encerramento com a Profª Andreia Malucelli, Pró-Reitora Acadêmica da PUCPR e Idealizadora do projeto.

IV Semana da Mulher PUCPR

No mês de março, aconteceu a Semana da Mulher, um evento interdisciplinar organizado pela Escola de Direito em parceria com todas as Escolas da PUCPR, que contou com várias palestras e rodas de conversa em sua programação.

A quarta edição do evento teve como tema mulheres inspiradoras em várias áreas de atuação, como a representante da Escola Politécnica, Enedina Alves Marques que entrou para a história como a primeira mulher a se formar em engenharia no estado do Paraná (em 1945) e a primeira engenheira negra do Brasil.

A EP realizou palestras sobre gestão e liderança de equipes, independência financeira e gestão de projetos, que contou com 60 participantes, aproximadamente.

Camila Fukuda, Professora de Engenharia e mediadora das palestras acima citadas, falou um pouquinho sobre a sua percepção do evento: “Essas ações são muito importantes! Ao final de todas palestras as estudantes elogiaram bastante. Uma em especial chamou a atenção, pois após a palestra de planejamento financeiro, se emocionou e agradeceu muito, porque ninguém nunca havia falado sobre o assunto com ela.”