Escola de Negócios | PUCPR

Escola de Negócios

Quais são as diferentes modalidades de Pós-Graduação?

Escolha entre as modalidades de pós-graduação da Escola de Negócios da PUCPR

Quando se fala nas diferentes modalidades de Pós-Graduação, como especialização, MBA, mestrado ou doutorado, você sabe o que estas formações têm em comum?

Todas elas são tipos de pós-graduação e são voltados para quem já tem ensino superior, mas há algumas diferenças entre elas, sendo que a principal é a caracterização entre Lato Sensu e Stricto Sensu.

Lato Sensu

Lato Sensu é um termo do latim que significa “sentido amplo”. Os cursos assim caracterizados fornecem, como o próprio nome sugere, uma formação num sentido mais amplo e generalista sobre um tema.

Se enquadram como Lato Senso as especializações e os MBAs. Este tipo de Pós tem como objetivo preparar os profissionais para que eles se atualizem ou adquiram novos conhecimentos mais rapidamente.

A ideia, neste caso, é atuar de forma qualificada ou se reposicionar no mercado de trabalho.

Stricto Sensu

Stricto Sensu, por sua vez, é outro termo que vem do latim e significa “em sentido específico”, e diz respeito aos programas de mestrado e doutorado.

Estes têm como objetivo a formação de pessoal qualificado, principalmente, para o exercício de ensino, pesquisa e desenvolvimento.

Além disso, é uma formação que se dedica à produção de conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico, sendo fundamental a análise crítica.

Pós-Graduação na PUCPR

Na Escola de Negócios existem dois programas de Stricto Sensu, um deles é o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD), com cursos de Mestrado e Doutorado em Administração, recomendados com Conceito 6 pela CAPES.

Além disso, o outro é o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais (PPGCOOP), que oferece o Curso de Mestrado Profissional recomendado pela CAPES com Conceito 4. Este é o único no Brasil e na América Latina na modalidade Stricto Sensu.

Ademais, existem mais de 30 opções de pós Latu Sensu que englobam aulas presenciais, semipresenciais, online ao vivo, EAD e Flex. Com isso, o estudante tem a possibilidade de escolher qual das modalidades lhe atende melhor.

Por fim, veja as opções de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da Escola de Negócios da PUCPR e se prepare para construir o seu futuro.

Clique nos links e botões para saber mais!