Escola de Direito | PUCPR

Acontece na Escola de Direito

Estudantes inauguram o NEAF: Núcleo de Estudos Afrocentrados em Direito

No dia 17 de outubro, aconteceu o evento de lançamento do NEAF (Núcleo de Estudos Afrocentados em Direito). O tema do encontro foi “Direitos Humanos e Valores Na África: Filosofia Ubuntu e Comissão Africana Dos Direitos Humanos e Dos Povos”. Participaram da palestra o Doutorando e Mestre em Direito pela PUCPR e integrante da CEPEDIS, Hermelindo Chico e o Doutorando em Direito na PUCPR e mestre em Ciência Jurídica pela UENP, Willy Adda.

O que é o NEAF?

O Núcleo de Estudos Afrocentados em Direito é um grupo de estudos voltado para discutir questões étnico raciais dentro da Escola de Direito PUCPR. Assim, a proposta do grupo de estudos é trazer visibilidade a essa temática que é tão importante dentro do espaço acadêmico, por meio de pesquisas, palestras e artigos.

Importância da NEAF

Para o co-fundador e membro do núcleo, Umberto Kenzaburo Souza. “O NEAF é importante porque promove discussões relacionadas à questão étnica e cultural. Isso também vale para as demais escolas além da Escola de Direito”. Umberto também enfatiza que o grupo esta comprometido “em não só evidenciar essas discussões dentro da nossa universidade, mas também em explicitar, trazendo palestrantes e estudantes, e tentando organizar o movimento negro dentro da faculdade e da escola de direito. Evidenciando não apenas o interesse, mas, mais importante, a existência de uma demanda significativa por iniciativas como essa.”

Como surgiu o Núcleo

Segundo Umberto, a ideia de criar o NEAF surgiu durante conversas com seu amigo e co-fundador, Thiago Pinheiro de Carvalho. Ambos questionavam a ausência de um grupo que abordasse questões étnico raciais dentro da Escola de Direito. No início, o grupo era administrado pelos fundadores. “Felizmente, conseguimos a efetivação do projeto pela faculdade. Dessa forma, conseguimos o apoio do Professor Sérgio Nascimento. Isso elevou o NEAF a um novo patamar”, relatou Umberto. Com isso, o grupo se estendeu para as demais escolas da PUCPR, tendo estudantes de cursos como Direito, História, Filosofia, Pedagogia, Engenharia e Veterinária.

Próximos passos

Perguntado sobre o futuro do Núcleo, Umberto almeja trazer ainda mais projetos para o NEAF, como lançar materiais e pesquisas de membros do grupo e, principalmente, aumentar o número de palestras, uma vez que este ano foram realizadas apenas duas. Ele afirma que o grupo busca “ampliar a visibilidade ao longo do próximo ano, promovendo eventos como o Novembro Negro e festivais sazonais.”

Como participar do NEAF

O NEAF está aberto para todos. Para o próximo ano, será aberto um novo processo seletivo. “Se você estiver interessado, siga o nosso Instagram @neafpucpr, no qual compartilhamos atualizações. Nós também visitamos as salas do curso de Direito passando informações e tirando dúvidas. Todos são muito bem-vindos a participar.” finaliza o co-fundador.

Acesse o Blog da Escola de Direito PUCPR e fiquei por dentro de todas as novidades!