Escola de Direito | PUCPR

Acontece na Escola de Direito

Quais são os benefícios de participar de um MOOT?

Participar de um MOOT é uma das experiências mais enriquecedoras no âmbito acadêmico de Direito, oferecendo a oportunidade única de prática e intercâmbio de conhecimento entre instituições no Brasil e no exterior.

No entanto, embora possua um grande potencial para fornecer conhecimentos valiosos, o conceito de MOOT não é muito conhecido por quem está iniciando a jornada acadêmica no Direito. Por isso, no artigo a seguir vamos explorar como esse tipo de competição funciona e quais são os principais ganhos acadêmicos ao se envolver nessas atividades.

O que é MOOT?

O Professor Guilherme Freire de Melo Barros, treinador da equipe de arbitragem da PUCPR, define MOOT como “uma competição simulada de um caso fictício“, na qual as equipes de diferentes instituições recebem a documentação de um caso para estudar e preparar argumentos escritos e orais em defesa das partes. “Durante a fase oral da competição, as equipes se enfrentam em painéis, ora defendendo a requerente, ora a requerida. Durante os debates, os estudantes são arguidos por um trio de julgadores, o Tribunal Arbitral”, explica o Professor.

O MOOT é uma competição de Mediação ou de Arbitragem?

Essa é uma dúvida muito comum entre estudantes. A resposta é que o MOOT pode ser tanto uma competição de Mediação quanto de Arbitragem. O Professor Guilherme esclarece que competições como O Vis Moot são exclusivamente para arbitragem. Mas outras organizações como a CAMARB (Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial) realizam MOOTs tanto de arbitragem quanto de mediação.

LEIA MAIS: QUAL É A FUNÇÃO DA MEDIAÇÃO?

Como é feita a preparação?

O Núcleo de Arbitragem da PUCPR, sob a orientação do Professor Guilherme, participa de dois MOOTs por ano: o Vis Moot e a competição brasileira de arbitragem. “Para se preparar para estas competições, os estudantes precisaram de uma carga grande de leitura, com muita pesquisa de doutrina e casos julgados anteriormente”, comenta o Professor.

Além, disso, o grupo também participa de treinos de aprimoramento da oratória e capacidade argumentativa. Já postamos aqui no Blog sobre a importância de desenvolver uma boa oratória e até compartilhamos algumas dicas! Confira no botão abaixo:

Ganhos acadêmicos

Participar de competições acadêmicas como MOOTs proporciona uma experiência enriquecedora tanto pessoal quanto profissionalmente. Listamos a seguir uma série de benefícios:

• – Aprofundamento nos estudos e adquirir um vasto conhecimento, seguindo os temas abordados durante a competição;

• – Desenvolvimento em habilidades de soft skills como trabalho em equipe, resiliência, autoconfiança, gestão do tempo e raciocínio rápido;

• – Oportunidade de networking profissional e entrada no mercado de trabalho.

Você pode acompanhar todas as atividades do Núcleo de Arbitragem da PUCPR (NAP) no Instagram (@arbitragempucpr) e no LinkedIn. Além de publicar registros de competições, o Núcleo divulga comunicados sobre processos seletivos.

Além disso, anualmente a PUCPR é sede do CURITIBA PRE-MOOT, um evento preparatório para as universidades que disputarão o Willem C. Vis Commercial Arbitration Moot, que acontece em Viena, na Áustria e em Hong Kong, na China. Clique aqui para saber como foi XIV edição!

Fique por dentro de tudo o que acontece na Escola de Direito PUCPR no nosso Blog!