A podiatria e a podologia são duas profissões que, por terem um nome parecido, confunde muita gente. Embora as duas áreas estejam relacionadas aos cuidados com os pés, existem algumas diferenças importantes entre elas.
A podologia você já deve ter mais familiaridade, é aquela área que trabalha com a saúde dos pés que não apresentam doenças ou agravos que podem levar a lesões. O podólogo é responsável por realizar procedimentos como corte de unhas, remoção de calos e tratamento de verrugas plantares. Ele é um profissional de nível médio, formado em escolas técnicas.
Já o profissional da podiatria atua com a prevenção de agravos ao aparelho locomotor, assim como tratamento de várias doenças, má formações e traumas que podem causar alterações que dificultam ou impedem a mobilidade e a saúde dos pés. Além disso, a podiatria permite ao profissional que já atua no tratamento de feridas nos pés, a reabilitar esse paciente e evitar que ele tenha reincidência das lesões. Para atuar nessa área é necessário nível superior em Enfermagem.
Mercado de trabalho para o Enfermeiro Podiatra
O mercado está em expansão devido ao envelhecimento da população e o crescimento de pessoas com Diabetes. Em 2020, calcula-se que 9,3% dos adultos, entre 20 e 79 anos – cerca de 463 milhões de pessoas – vivem com diabetes. Além disso, 1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam diabetes tipo 1, segundo o Ministério da Saúde.
Essas condições causam alterações e problemas a saúde dos pés. Apesar da grande demanda, existem pessoas que não estão sendo tratadas. O motivo para isso é que existirem poucos profissionais habilitados para esse tipo de tratamento.
O Enfermeiro Podiatra pode tanto atuar como profissional autônomo, em consultórios, domicílios, como também dentro de ambulatórios junto à equipe multidisciplinar.
No dia a dia o Podiatra atende pacientes previamente agendados, executa um plano de cuidados, faz procedimentos de tratamento, prevenção e reabilitação desses pacientes. O objetivo é devolver a autonomia e orientar sobre o autocuidado ao paciente.
Como posso atuar na área de Podiatria Clínica?
A PUCPR possui o curso de habilitação em Podiatria Clínica, voltado para enfermeiros especialistas em Estomaterapia e Enfermagem Dermatológica ou que estejam cursando uma destas especializações.
O curso pretende capacitar os enfermeiros para atuar na área, por meio de conhecimentos teóricos e práticos necessários para complementar a formação e permitir a prevenção e tratamento de problemas relacionados aos pés e anomalias de caminhar.
Por que fazer na PUCPR?
A Universidade tem uma grande experiência com formações na área da saúde, que envolve não só a prática, mas também a ciência por trás de todo cuidado realizado.
E você pode contar com uma enorme estrutura com hospitais e centro de simulação. Aprender sobre a fisiopatologia e tratamento com uma equipe interdisciplinar, com enfermeiros podiatras que atuam há mais de 10 anos na área e médicos especialistas nas grandes áreas que demandam trabalho em equipe. Além da certificação de uma das melhores universidades privadas do Paraná, há mais de 60 anos referência no Estado.
Se identificou com a área de Podiatria? Aproveite que as inscrições abertas: