Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Comunidade

Ciência na Cozinha: como fazer sorvete caseiro?

Para aproveitar a alta das temperaturas que tal aprender fazer um delicioso sorvete?

No terceiro episódio da série Ciências na Cozinha, a professora Eloize Cruz, coordenadora do curso de Gastronomia da PUCPR, ensina a fazer uma receita de sorvete caseiro de melado com cachaça, acompanhado de pralinê de castanha e nibs de cacau.

Mas antes de irmos a receita, vamos a um rápido glossário do nosso prato:


Pralinê

Pralinê, também conhecido como pralina, é um doce feito com amêndoa torrada, envolvida em açúcar e cristalizada. Basicamente é amêndoa caramelizada, ou como a professora Eloize definiu: um pé-de-moleque metido a besta.

Existem três formas de preparo que levam nomes diferentes para essa receita a partir de amêndoas caramelizadas e que é muito utilizada na confeitaria francesa.

Se as amêndoas caramelizadas forem esmagadas em pedaços maiores, é chamado de Pralin. Ao moê-las até liberarem o óleo dos grãos, elas viram uma pasta conhecida como Creme de Praliné. E, por último, ao misturar com chocolate derretido, cria-se o Praliné. Dessa, a palavra Praliné ou Pralinê é usada de várias formas, mas sempre feita a partir do uso de amêndoas ou outra oleaginosas caramelizadas.

Nibs de cacau

Nibs são basicamente fragmentos de cacau fermentado e triturado. Durante o processo de preparo, as amêndoas de cacau são submetidas a várias etapas, como: fermentação natural, secagem sob o sol, torragem em fornos a 160°C e, por fim, trituração.

Essas etapas resultam em pedaços pequenos, torrados e bem nutritivos de cacau. As nibs possuem um sabor bem amargo e podem ser usadas em diversas receitas como substitutas do chocolate. Além de deliciosas, possuem diversos benefícios, como controle do colesterol e do índice glicêmico, possuem alto teor de flavonoides (substâncias com ação antioxidante) e são fontes de minerais importantes, como magnésio, fósforo, cálcio e potássio.

Aprenda a como fazer o sorvete

Agora que sabemos um pouco mais sobre os acompanhamentos, vamos a receita:

Tem paixão por Gastronomia, em especial ao universo da confeitaria? A PUCPR está com inscrições abertas para o curso de especialização Confeitaria: tendências e inovações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *