Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Dicas de Carreira

Como é estudar Ciências Biológicas?

É o apaixonado pela natureza e animais da turma? Há uma grande possibilidade de você se encontrar no curso de Ciências Biológicas

As Ciências Biológicas são o estudo dos organismos vivos e suas interações com o meio ambiente. Elas incluem uma ampla gama de áreas, desde a biologia molecular e celular até a ecologia e a evolução. São fundamentais para a compreensão de como os organismos funcionam, como interagem uns com os outros e com o ambiente em que vivem, além de como podemos usar esse conhecimento para melhorar nossas vidas e o mundo em que vivemos.

Seria você um futuro biólogo?

O curso é ideal para aqueles que se interessam pela natureza, animais, plantas e processos biológicos. Se você tem curiosidade sobre como a vida funciona, e todos os processos que envolvem interação com o nosso ecossistema, provavelmente a licenciatura ou bacharelado em Ciências Biológicas poderão ser boas opções para você.

Assim como foi a escolha da Raphaella Fornazari, estudante do quinto período: “escolhi cursar biologia porque é um curso que desde criança eu praticava, sem mesmo saber. Eu gostava de ver as plantas, de ver os insetos e de mexer na terra. Então eu acredito que não é você que escolhe o curso e sim o curso que te escolhe desde muito pequeno”, conta.

Além dos temas de interesse, durante a graduação são desenvolvidas algumas habilidades, como a observação, análise, raciocínio lógico e trabalho em equipe, já que muitas pesquisas biológicas são realizadas em grupos.

E falando sobre as temáticas das aulas, a Raphaella faz um alerta: tem matemática! “Existe um mito que o curso de Ciências Biológicas não tem matemática. Olha, vou te contar que eu fui uma dessas que se iludiu, porque eu nunca fui muito boa nessa disciplina. Mas já vou te adiantando tem matemática sim e a gente não pode fugir disso”, conta.

Quais são as áreas de atuação para um profissional da Ciências Biológicas?

As possibilidades de carreira para esse profissional são diversas e podem incluir:

1. Pesquisa: realizando estudos e pesquisas em diferentes áreas da biologia, como genética, biologia molecular, entre outras.
  2. Meio ambiente: atuando em empresas e órgãos governamentais, desenvolvendo projetos de conservação e preservação do meio ambiente, monitorando e avaliando impactos ambientais.
  3. Saúde: trabalhando em hospitais, clínicas, laboratórios, desenvolvendo pesquisas e diagnósticos de doenças.
  4. Educação: como professor de biologia, lecionando para ensino médio e superior.
  5. Indústria: atuando em empresas de biotecnologia, farmacêuticas, alimentícias, entre outras, desenvolvendo produtos e processos biológicos.
  6. Agronegócio: trabalhando em empresas e órgãos governamentais, desenvolvendo projetos de melhoramento genético, controle de pragas e doenças em plantações, entre outras atividades relacionadas à produção agrícola.
  7. Biologia Forense: atuando em laboratórios e órgãos governamentais, desenvolvendo análises genéticas para investigações criminais.

Como é estudar na PUCPR?

Mas e aí, ficou curioso para saber como é ser um estudante de Ciências Biológicas na PUCPR? A Raphaella compartilhou um pouquinho de sua experiência com a gente. Veja como tem sido a trajetória dela:

Se identificou com a Rapha? Então vem ser estudante da PUCPR: