Presente na culinária brasileira antes da colonização portuguesa, a farofa é uma receita tupi-guarani. Segundo historiadores gastronômicos a origem se deu quando os índios, em busca de um alimento mais nutritivo, colocaram farinha de mandioca em uma carapaça vazia de tartaruga e puseram para assar. Com isso, a gordura da carapaça se soltou e misturou a farinha. Dessa forma nasceu a farofa!
E hoje, ela continua firme e forte, usada principalmente como acompanhamento de diversos e variados pratos como a típica feijoada. A farofa é tão presente nas refeições do país que até faz parte do guia de alimentação para a população brasileira, do Ministério da Saúde.
Agora que sabemos um pouco mais sobre sua origem e a relevância da farofa na culinária brasileira, que tal aprender a fazer a receita? Para isso, contamos com a ajuda do chef Vavo Krieck, que é também professor do curso de Gastronomia da PUCPR.
Confira os ingredientes que você irá precisar:
- 200g de manteiga
- 80g de cebola
- 200g de bacon em cubinhos
- 40g de uvas passas
- 60g de azeitonas sem caroço
- 500g de farinha de mandioca branca
- Salsinha
- Sal
- Pimenta do reino
- 1 dente de alho picado finamente
Tudo pronto? Agora é só dar o play e bom apetite!
Este episódio faz parte do quadro “Ciência na Cozinha”, um programa de receitas da PUCPR que alia ciência, técnica e conhecimento para explorar a Gastronomia de forma encantadora e descomplicada. Inscreva-se aqui no canal da Universidade para não perder os episódios mensais.
É fascinado por esse universo gastronômico e deseja levar isso como profissão?