Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Guia de Profissões

O que um psicólogo faz na emergência de um hospital?

O ambiente hospitalar carrega consigo diferentes significados para quem entra em contato com ele, desde sentimentos relacionados a medo, confusão e desesperança a cuidado, proteção e, até mesmo, vida. Cada um vivencia sua experiência com o hospital de maneira única e, muitas vezes, de maneira bastante pessoal. Por se tratar de um ambiente amplo, diversas profissões podem compor o seu corpo de trabalho, como a psicologia fazendo parte desse grupo (denominado equipe multiprofissional). Além disso, um único hospital pode conter várias finalidades, como a realização de exames e consultas de rotina ou ainda, atendimentos de emergência e em casos mais graves, internamentos. Mas como um psicólogo se insere e atua em setores emergenciais?

A psicologia hospitalar é uma corrente que visa oferecer cuidados psicológicos ao indivíduo hospitalizado, levando em consideração todos os seus aspectos de vida para além de sua enfermidade. Em áreas de urgência e emergência, como um pronto socorro, o psicólogo pode direcionar o seu atendimento tanto para o paciente quanto para a sua rede de apoio – familiares, amigos ou responsáveis que estejam o acompanhando. Em ambos os casos, o profissional poderá, inicialmente, prestar um acolhimento para estabelecer vínculo com o sujeito, oferecendo uma escuta qualificada, livre de julgamentos e disposta a compreender o que está sendo dito por ele, para que então, a partir disso, avalie-se, de maneira conjunta, quais são as melhores medidas a serem tomadas no caso. Outra importante atribuição do psicólogo hospitalar é se colocar à disposição para ajudar, nos diferentes contextos de vida, o paciente em sua recuperação, seja auxiliando na relação com a equipe, realizando contato com a família ou, até mesmo, comunicando seus interesses a quem está lhe conferindo os cuidados.

Apesar de marcar presença no cotidiano prático da saúde e ser peça fundamental no cuidado ao paciente enfermo, a psicologia hospitalar ainda é pouco disseminada no país, sendo seu conhecimento, muitas vezes, restrito àqueles que já estão inseridos na área e distante de ambientes propícios para o seu desenvolvimento, como as universidades. Dessa forma, cabe aos entusiastas desta vertente psicológica proporcionar, com o devido respaldo, construções comprometidas com a propagação do conhecimento referente a este tema, que ainda carece de atenção generalizada no âmbito acadêmico-científico. E como aprofundar os conhecimentos em Psicologia Hospitalar durante a graduação?

O que é a LAPSIH e como funciona?

A  LAPSIH é a Liga Acadêmica de Psicologia Hospitalar da PUCPR, que foi criada a fim de aprofundar conhecimentos e experiências em torno da psicologia hospitalar com estudantes de psicologia comprometidos e curiosos acerca da área.

Você vai encontrar na LAPSIH os mais variados temas, que são definidos no início do semestre para produção de cartilhas e eventos mensais. Já foram trabalhados ao longo da liga conteúdos sobre urgência e emergência, luto, cuidados paliativos, UTI, entretanto a Psicologia Hospitalar possui uma infinidade de assuntos a serem discutidos.

Em nossos eventos mensais, promovemos trocas de conhecimentos e experiências de ligantes com profissionais das diversas áreas dentro da psicologia hospitalar, contato com pesquisa científica e atividades práticas que você não encontra no curso regular.

A LAPSIH segue princípios éticos, baseados na ciência, buscando complementar na formação acadêmica do graduando em Psicologia. Se você ficou interessado e quer participar da liga, siga para mais informações no Instagram (@lapsih.pucpr). Lá, publicamos nossos eventos, cartilhas, dicas de livros, filmes, séries e documentários acerca da Psicologia Hospitalar.