Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Guia de Profissões

5 curiosidades sobre a Enfermagem

Você já assistiu Grey’s Anatomy e se imaginou trabalhando naquele ambiente? Se empolga com séries como Nurse Jackie ou se identifica com os personagens de Nurses-Plantão Enfermagem? Se o seu interesse pela área de saúde for além das telas, o curso de Enfermagem pode ser uma boa opção para você.

Por isso, separamos alguns fatos curiosos sobre esta profissão que podem ser uma novidade para você. Quem sabe, uma delas pode te ajudar a se encantar ainda mais com essa área tão inspiradora como a Enfermagem. Confira:

1. Existem mais de 60 especialidades dentro da Enfermagem

O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) atualizou em 2021 a lista de especialidades do enfermeiro. Dentre as categorias, é possível encontrar Economia da Saúde, Bioética, e até mesmo Enfermagem Aeroespacial e Aquaviária. Todas essas especialidades estão divididas em três grandes áreas:

• Área I – Saúde Coletiva, Saúde da Criança e do Adolescente, do Homem, da Mulher, do Idoso e Urgências e Emergências;
  • Área II – Gestão;
  • Área III – Educação e Pesquisa.
gif com enfermeiro falando isso soa interessante

2. O enfermeiro não atua apenas para apoiar o médico

Muitas pessoas tem a ideia equivocada de que este profissional da saúde é uma espécie de “assistente” do médico. Mas, a realidade é bem diferente. Ele é responsável por desenvolver protocolos de cuidado, realizar procedimentos e até acompanhar alguns casos típicos — como por exemplo o pré-natal.

Inclusive, como enfermeiro ou enfermeira, você deve saber fazer todos os procedimentos médicos, mesmo aqueles que somente um profissional da medicina tem licença para realizar.

gif com enfermeiro tirando a luva

3. No Brasil se comemora a Semana da Enfermagem

A Semana da Enfermagem foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1960. Ela começa no dia 12 de maio e só termina no dia 20 do mesmo mês. Essas datas fazem referência ao nascimento de Florence Nightingale, conhecida por ser pioneira no tratamento de feridos na Guerra da Crimeia, e a morte da brasileira Ana Néri, primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares, durante a Guerra do Paraguai.

enfermeiras da feb
Enfermeiras da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Além de marcar o protagonismo feminino, a classe de enfermeiras teve papel fundamental durante os conflitos.

4. É a área da saúde com mais trabalhadores

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, dos cerca de 3,5 milhões de trabalhadores na área da saúde, 50% são enfermeiros. Sendo assim, a mais numerosa categoria profissional dentro da saúde.

gif com várias enfermeiras posando para uma foto

Já em 2020, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelaram que os profissionais da enfermagem ocupavam o primeiro lugar não só na lista de profissionais mais contratados da área da saúde, mas de todos os tipos de profissões. Tendo um aumento de mais de 17 mil enfermeiros em apenas 10 meses naquele ano. Vale lembrar que em 2020 o mundo enfrentava a pandemia da Covid-19, período que mostrou um grande déficit de enfermeiros no mundo. O que nos leva ao próximo tópico…

5. Faltam enfermeiros no mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo carece de 5,9 milhões de enfermeiros. Esse cálculo não diz respeito ao mercado de trabalho, mas a necessidade social. A maior parte desse déficit se concentra nos países pobres. Mas o fato é que os países desenvolvidos também sofrem com a falta desses profissionais devido ao envelhecimento populacional, que aumenta a demanda por cuidados hospitalares a cada ano.

Para driblar esse problema, vários governos pelo mundo estão se mobilizando para contratar mais gente, como é o caso do Reino Unido, Alemanha e Canadá. Nesse cenário, o Brasil ocupa a posição de país exportador de mão de obra. Já pensou atuar na área de enfermagem em outro país?

gif com três enfermeiras com mascaras dançando

Curiosidades extras

6. Agatha Cristhie trabalhou como enfermeira

Sim, a célebre autora de romances policiais atuou como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial. Agora sabemos de onde veio tanta inspiração para todos aqueles livros, com tantos detalhes.

autora agatha christie já trabalhou com enfermagem durante primeira guerra mundial

7. Não, a enfermeira não pode tirar a sua pressão

E ainda bem, não é? Essa é uma das frases que a classe de enfermagem mais ouve dos pacientes, quando na verdade querem dizer “medir a pressão”. Então, na próxima consulta não vai errar, hein!

gif com uma enfermeira medindo a pressão da pantera cor de rosa

Você sabia alguma dessas curiosidades? A área da Enfermagem é realmente muito complexa, mas igualmente apaixonante. Para saber mais sobre essa profissão encantadora, acesse a página do curso da PUCPR: