A Neuropsicologia pode ser entendida como a Ciência que estuda a tríade cérebro-comportamento-funções cognitivas. Ela usa como base teórica os conhecimentos das neurociências e da psicologia. Dentro dela, existem as áreas de atuação de avaliação e reabilitação neuropsicológica (HAASE et al., 2012).
Algumas das funções cognitivas avaliadas e trabalhadas nessas áreas são: atenção, percepção, linguagem, memória, praxias, raciocínio, funções executivas etc. Com essa interdisciplinaridade de conteúdos, é possível entender sobre demências, lesões encefálicas adquiridas, epilepsias e outras doenças que acometem o funcionamento cognitivo e comportamento humano (HAASE et al., 2012).
Como funciona uma avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica se configura enquanto método de investigação do funcionamento e possíveis alterações comportamentais e cognitivas, podendo ser caracterizada não apenas pelo diagnóstico, mas pela própria diferenciação e exclusão de quadros que apresentem sintomas e sinais similares. Além disso, sua vasta aplicação também abrange o monitoramento dos casos avaliados, bem como seu tratamento e a possibilidade de estruturação de programas de reabilitação que sejam adequados ao sujeito em questão, através da valorização de seus pontos fortes (MADER, 1996; MIOTTO, 2017).
A reabilitação neuropsicológica é multidisciplinar, envolvendo diversos profissionais que irão dirigir seu olhar de modo específico e contribuir para a recuperação da pessoa. O que é primordial na reabilitação é focar nos pontos fortes que o indivíduo traz em seu repertório e amenizar as implicações da doença neuropsicológica, seus danos secundários de caráter emocional, buscando ser funcional e desenvolvendo métodos para a vida prática. O neuropsicólogo que vai cuidar de uma pessoa deve apresentar caminhos novos para sua vida e fazê-lo se tornar capaz de prosseguir. (ANDRADE, 2014)
Liga acadêmica de Neurociências da PUCPR
A liga Acadêmica de Neurociências (LAN) da PUCPR tem como objetivo estudar esses diferentes elementos e, através de palestras com especialistas, discussões em grupo e estudos de caso, preparar os alunos da graduação em psicologia para a aplicação prática do conhecimento neuropsicológico em diferentes contextos de atuação, seja o campo clínico, hospitalar, social, acadêmico etc.
Todo semestre um novo tema é definido, percorrendo diferentes situações que os ligantes poderão encontrar em sua prática profissional, como quadros de demência, lesões encefálicas adquiridas, transtornos do neurodesenvolvimento, quadros de epilepsia, etc.
É, também, através da LAN que os ligantes com mais tempo de participação terão a oportunidade de participar do Laboratório de Neurociências (LaNCi). No LaNCi, alunos da graduação em psicologia da PUCPR terão contato com práticas de pesquisa científica, acompanhamento ambulatorial de equipes de residência em neurologia, além da oportunidade de conhecer diferentes testes psicométricos, aprendendo sobre sua aplicação, correção e interpretação. Por fim, os membros do laboratório que passarem por todas as atividades terão a oportunidade de por em prática seus conhecimentos através do processo de avaliação neuropsicológica, onde trabalharão com pacientes reais desde a entrevista inicial até a produção e devolutiva do laudo avaliativo.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Sancler. Fundamentos da reabilitação neuropsicológica. In: FUENTES, Daniel et al. (org.). Neuropsicologia: teoria e prática. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. cap. 29, p. 359-360.
HAASE, Vitor Geraldi et al . Neuropsicologia como ciência interdisciplinar: consenso da comunidade brasileira de pesquisadores/clínicos em Neuropsicologia. Neuropsicologia Latinoamericana, v. 4, n. 4, p. 1-8, 2012 .
MÄDER, Maria Joana. Avaliação neuropsicológica: aspectos históricos e situação atual. Psicologia: Ciência e Profissão, [S.L.], v. 16, n. 3, p. 12-18, 1996.
MIOTTO, Eliane Correa. Neuropsicologia Clínica. Ed. 2. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA., 2017.