Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

O que é psicoterapia?

A Psicologia Clínica, por muito tempo, foi atrelada a questões de “loucura” e “doença” de forma estigmatizada, o que faz com que muitas pessoas se afastem desse tipo de terapia por medo ou até por vergonha.

Hoje a gente observa um novo movimento, em que mais pessoas estão buscando a psicoterapia visando obter ajuda nos mais diversos casos, como em busca de autoconhecimento, por transtornos clínicos, momentos de grandes mudanças ou de turbulências em sua vida, entre muitas outras possibilidades.

Pensando nisso, vou utilizar esse espaço para mostrar o que é a psicoterapia, o que esperar desse processo e mais algumas informações básicas que podem te auxiliar caso você esteja pensando em iniciar um processo terapêutico.

A psicoterapia é diversa

A psicoterapia é o encontro entre um profissional da psicologia e seu cliente que promove um processo colaborativo para o desenvolvimento de hábitos e formas de viver mais saudáveis e adaptativos. É um processo que ocorre em ambiente seguro, sigiloso, neutro e sem julgamentos, sendo baseado principalmente na fala e audiência não punitiva.

Por mais que seja comum a gente atrelar esse momento a imagem clássica de um psicólogo e seu paciente em uma sala, às vezes até com a presença de um divã, em que o psicólogo está anotando tudo e o paciente apenas falando, a psicoterapia tem diversas variáveis que podem alterar essa imagem.

Inicialmente, o profissional de Psicologia que está te atendendo tem uma abordagem específica, que corresponde a forma como ele entende a Psicologia e o ser humano, o que vai influenciar na forma como ele organiza os atendimentos e no processo como um todo. Outra variável é que a psicoterapia pode ocorrer de maneira individual, em grupo, com seu filho, cônjuge, pais, entre outras combinações, tudo depende da demanda (o porquê você está procurando a psicoterapia) e da indicação do seu psicólogo.

Por fim, o setting terapêutico também pode ser do mais diverso. O mais comum é o atendimento presencial em clínicas particulares, porém com a pandemia ficou cada vez mais regular o atendimento remoto por plataformas de vídeo. Também existe a psicoterapia por mensagens de texto e em equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), entre outras possibilidades, que necessitam de adaptação da forma de atendimento.

O que esperar da primeira sessão?

Independente da abordagem, na (s) primeira(as) sessão(ões) o profissional vai procurar te conhecer e os motivos que te fizeram procurar a psicoterapia. Também é o momento em que vocês vão firmar um contrato de atendimento, que nada mais é do que um combinado sobre horários, valores, o que fazer em caso de faltas ou atrasos, etc.

Por fim, o processo terapêutico não é só arco-íris e borboletas. É preciso coragem para enfrentar certos pensamentos e padrões e se comprometer com a mudança. Por isso é importante uma boa escolha do seu profissional de confiança, para que esse caminho seja o melhor possível para você.