Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Vida profissional: da dúvida a certeza em Pedagogia

Conheça a história da estudante de Pedagogia EAD, Raquel Silva

Conhecer e entender o que é do nosso gosto em áreas acadêmicas pode ser fundamental na decisão da escolha de um curso superior. Muitas vezes, temos a certeza do caminho que desejamos a seguir, mas não conseguimos devido a situações da vida. No entanto, isso não pode apagar a vontade de estudar e a curiosidade.

Raquel Silva é estudante do último período de Licenciatura em Pedagogia EAD da PUCPR e sempre teve o sonho de ser professora. Ainda se recorda de quando era mais nova e ministrava “aulas” a suas bonecas. Acompanhe o relato de Raquel sobre o curso de Pedagogia EAD.

“Houve um tempo na minha vida que o sonho de ser professora se apagou dentro de mim, porém, no ano de 2019, me vi sendo impulsionada para viver esse sonho que, para mim, tinha se perdido. A graduação em Pedagogia me fez ter um outro olhar em relação à educação, às crianças e principalmente, um novo olhar sobre os meus filhos. A partir das aprendizagens no curso, pude aplicar diretamente aos meus filhos e até criar planos de aulas para eles.

A graduação me fez ter acesso a uma outra vida, que é o ambiente escolar. Foi durante o curso e mais precisamente durante os estágios obrigatórios que realmente se confirmou o meu lugar de atuação.”

Dicas para futuros(as) estudantes

“Para aquele estudante que ainda está em dúvida, eu recomendo um olhar mais para dentro de si, buscando entender o motivo da dúvida e procurar observar os campos de atuação. Às vezes, a dúvida surge porque o(a) estudante pensa que o(a) pedagogo(a) atua somente na escola e em sala de aula, o que é um engano, visto que, conforme vamos estudando, conhecemos os diversos campos de atuação disponíveis para o(a) pedagogo(a). Basta apenas escolher o que melhor te representa.

Estudar na PUCPR é incrível! Mesmo sendo estudante do EAD, nunca me senti sozinha, pois conto com o apoio dos(as) professores(as)-tutores(as), dos(as) colegas de curso e sempre tive o suporte da coordenação do curso e demais envolvidos, tanto em relação às dificuldades de aprendizagem, quanto ao ambiente virtual.

Temos momentos de encontros on-line, temos vídeos dentro das disciplinas que são de excelente qualidade e, caso fique alguma dúvida ou falte compreensão em algum conteúdo, contamos com o suporte dos(as) professores(as)-tutores(as), que estão sempre disponíveis para nos auxiliarem.

Sem falar que estudar na PUC abre portas no mercado de trabalho. É como se a frase: ‘Eu estudo na PUCPR’ atuasse como uma chave que abre as portas imediatamente.

Chego aos meus últimos meses de graduação com o coração grato e com a certeza de que sim, estou realizando um sonho. E, quando me perguntarem: ‘o que você queria ser quando crescer?’ responderei com muito orgulho: ‘eu queria ser professora. Hoje sou pedagoga’.

Finalizo deixando uma mensagem para todos os estudantes: sonhos podem ser realizados. Acredite em você. Acredite no seu potencial.