Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Graduação 4D

O que é Gestão da Felicidade e Projeto de Vida? 

Descubra mais sobre essa nova profissão  

O mercado de trabalho tem se modificado cada vez mais: novas profissões são criadas e aquelas que já existiam vão sendo alteradas conforme a demanda. Isso decorre das atualizações que se mostram necessárias em razão das novas configurações do ambiente de trabalho. 

Um desses novos contextos mercadológicos diz respeito aos cuidados referentes ao bem-estar dos(as) colaboradores(as). Observando essas mudanças e olhando as demandas do futuro, a PUCPR surge com a nova graduação 4D: Gestão da Felicidade e Projeto de Vida. 

Cada vez mais as empresas têm entendido a importância de um ambiente de trabalho tranquilo e acolhedor. De acordo com uma matéria do G1, uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half mostra que “89% das companhias reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores.” 

O estudo também mostrou que existem cinco fatores que promovem esse sentimento: “gostar muito da profissão (69%), bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional (62%), ser tratado com igualdade e respeito (58%), sentir orgulho da organização (53%) e sentir-se realizado com o trabalho (51%)”.  

A pesquisa ainda revela os principais benefícios de uma equipe feliz: “colaboradores felizes são mais produtivos (89%), são inovadores e criativos (74%), são cooperativos com colegas de equipe (73%), são leais à empresa (66%), superam as expectativas e metas estabelecidas (63%).” 

Mercado de trabalho para Gestão da Felicidade e Projeto de Vida 

A atenção às expectativas e ao bem-estar de colaboradores(as), bem como suas pretensões para o futuro, vem gerando o crescimento da demanda por agentes da felicidade. Mas a questão é que falta um profissional qualificado para atender essa necessidade: uma pessoa capacitada para medir índices de satisfação e bem-estar em empresas e organizações e, além disso, de propor iniciativas viáveis para enfrentar possíveis dificuldades, em diferentes âmbitos, desde técnicas de relaxamento, práticas de solução de conflitos, comunicação não-violenta, requalificação das experiências existenciais e, principalmente, elaboração de projetos de vida. 

Esses profissionais atuam tanto no desenvolvimento individual, quanto no coletivo das pessoas, além de ajudarem na construção dos respectivos projetos de vida. Um sinal desse interesse é o fato de que muitas empresas estão abrindo as chamadas “diretorias de felicidade”, entendendo que é preciso investir na melhoria dos índices de bem-estar de seus(as) colaboradores(as). Nas escolas, além disso, cresce a demanda por um profissional capaz de ministrar disciplinas e atuar em atividades que ajudem os(as) estudantes(as) em seus projetos de vida. O mesmo no mundo religioso, no qual os(as) agentes de pastoral são convocados(as) a atuar em vista do crescimento pessoal e comunitário. 

Egresso da Felicidade 

O(A) agente da felicidade graduado(a) pela PUCPR será capaz de implementar processos de trabalho orientados ao bem-estar e à felicidade, tanto individual como coletiva, em diferentes contextos organizacionais. Com comunicação eficaz, sensibilidade, criatividade, organização e facilidade de congregar, aconselhará e influenciará pessoas a curto, médio e logo prazo.  

Graduação 4D 

Olhando para o mercado de trabalho, a PUCPR criou a graduação 4D. É uma formação de tecnólogo, que dura dois anos (quatro semestres), com uma matriz curricular dividida em quatro grandes projetos e com o melhor do mercado para a Gestão da Felicidade e Projeto de Vida.  

Mas afinal, o que é o 4D? São 4 dimensões que destacam o(a) profissional no mercado. 

– 1ª dimensão é “Aprendizagem baseada em projetos – PJBL”: os(as) estudantes colocam a mão na massa com projetos pensados especificamente para o curso.  
– 2ª dimensão é “Experiência de Comunidade”: trata-se de uma graduação EaD (Ensino a Distância) em que o(a) estudante se sente mais perto da Universidade, pois tem a experiência com Câmpus virtual, Community Manager, algumas aulas ao vivo, proximidade com os(as) professores(as) e o aumento de networking.  
– 3ª dimensão é “Formação Customizável”: são trilhas de conteúdos em que é possível escolher qual caminho seguir durante a formação, tornando-a personalizada e formando um(a) profissional único na área. 
– 4ª dimensão é “Professores Atuantes”: o(a) estudante terá aulas com profissionais doutores(as), mestres(as) e até influenciadores(as).  

Gostou da proposta de agente da felicidade e do novo estilo de formação? Venha saber mais sobre a Gestão da Felicidade e Projeto de Vida e matricule-se na Graduação 4D: 

Não deixe de acompanhar o Blog da Escola de Educação e Humanidades, pois haverá mais conteúdos sobre a Graduação 4D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *