Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Curiosidades

Licenciatura em Química é destaque no Ranking Universitário da Folha de São Paulo  

Veja os diferenciais que fizeram do curso da PUCPR o melhor entre os de instituições privadas do país 

No final de cada ano, a Folha de São Paulo divulga o Ranking Universitário da Folha, no qual são realizadas duas pesquisas de opinião do Datafolha. O grande destaque da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR foi o curso de Licenciatura em Química, que ficou em primeiro lugar nas ofertas de universidades privadas do país no ranking de 2023.  

Como a Licenciatura de Química da PUCPR conseguiu essa colocação? 

O ranking é composto por cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Veja como o curso de Química da PUCPR se destaca nesses quesitos: 

Pesquisa: os docentes do curso incentivam a pesquisa por meio de programas de iniciação científica e publicam frequentemente em revistas, sites ou jornais que são referências para a área, como o Carbohydrate Polymers. 
Ensino: além de contar com 100% de professores mestres e doutores, o curso de Química da PUCPR é considerado referência nacional por docentes do Brasil inteiro, segundo o Datafolha, e, no último ENADE, atingiu a nota 4 (numa escala de 1 a 5). 
Mercado: conseguir um estágio como estudante de Química da PUCPR é muito fácil, já que os estudantes do curso são considerados “preferência de contratação” pelos empregadores, segundo pesquisas realizadas pelo Datafolha em 2018, 2019 e 2023.  
Internacionalização: o estudante da Química da PUCPR tem diversas oportunidades de intercâmbio no exterior, além de contar com a possibilidade de publicar projetos e artigos decorrentes da iniciação científica em periódicos internacionais, com apoio dos docentes do curso. 
Inovação: a partir das pesquisas que o corpo docente de Química da PUCPR realiza, o curso se mantém sempre atualizado com as demandas do mundo do trabalho e da tecnologia, em áreas como a nanotecnologia, biotecnologia e novos materiais didáticos para o Ensino de Química.

Mais sobre o curso de Química na PUCPR 

Durante toda a graduação, os estudantes desenvolverão competências como:  

– resolução de problemas relacionados a ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, utilizando conceitos e princípios das áreas da Química, da Física e da Matemática, com autorregulação, organização e atitude empreendedora;  

– realização de análises físico-químicas de identificação, quantificação e controle de qualidade, considerando teorias e mecanismos das reações químicas, segundo especificações técnicas e legais, com uso de ferramentas tecnológicas e representações de diferentes linguagens.  

– experimentação em aulas voltadas para o contexto real da prática profissional em Química em laboratórios, bem como a possibilidade de participação em projetos de Iniciação Científica e Docência.  

Quer a opinião de quem já passou pelo curso? Confira o relato da egressa Larissa Camargo. 

E aí, quer estudar em uma Universidade que alia pesquisa, internacionalização, visão de mercado, inovação e excelência? Então venha cursar Química na PUCPR e faça parte você também da Multiversidade! 

As informações sobre o RUF 2023 estão nos sites: ruf.folha.uol.com.br/2023/ranking-de-universidades/principal/ e ruf.folha.uol.com.br/2023/noticias/como-e-feito-o-ranking-universitario-folha.shtml 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *