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Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Serviço Social da PUCPR

Nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, o curso de Serviço Social da PUCPR avaliou treze Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As pesquisas abordaram temas complexos e de grande relevância em nossa sociedade, como famílias e dependência química, papéis parentais, representação social da mulher como cuidadora, enfrentamento à violência contra criança e adolescente, medidas socioeducativas e plano individual de atendimento, saúde e pronto atendimento hospitalar, luta antimanicomial, acolhimento institucional para pessoas com deficiência, movimento social e território, negação ao direito à cidade, população negra e acesso a ensino superior, luta anicapacitista e suicídio.  

Os trabalhos demonstraram a competência, criatividade e criticidade de nossas/os estudantes na prática da pesquisa social, bem como profundidade nas reflexões e recomendações técnicas, que foram desenvolvidas durante toda a graduação.  

Por: Professora Dr.ª Marcia Terezinha de Oliveira  

Serviço Social da PUCPR  

A graduação em Serviço Social promove um forte engajamento sociopolítico, incentivando a participação ativa dos estudantes em diversas esferas, desde a estudantil, interna ou externa, até as questões sociais mais abrangentes. Durante o curso, os estudantes terão a oportunidade de:   

– Analisar as diferentes manifestações da questão social em níveis local e global. Isso envolve entender as relações sociais contraditórias presentes na sociedade capitalista, compreender o significado social da profissão de Serviço Social na atualidade e ter conhecimento dos fundamentos do projeto ético-político da profissão.   

– Propor ações de intervenção na realidade socioinstitucional que garantam a efetivação de direitos e promovam a ampliação da cidadania. Essas ações devem estar alinhadas com a dinâmica das instituições, levando em consideração a relação entre direitos humanos e políticas sociais, com o objetivo de defender princípios democráticos e emancipatórios.  

– Avaliar projetos de intervenção em serviço social, considerando tanto os limites institucionais, socioeconômicos e políticos como as possibilidades de mediação para a garantia de direitos e de protagonismo dos sujeitos, sob supervisão técnica e pedagógica, com honestidade intelectual e autonomia. 

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