Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Guia de Profissões

Por que Teologia na PUCPR? 

Conheça mais sobre o curso, a área profissional, os diferenciais e a graduação na Multiversidade  

Bioética, equipe de pastoral, produção e pesquisa teológica, empreendimento em organizações sociais e desenvolvimento do campo de direitos humanos são temas que te animam? Talvez a sua vocação esteja no curso de Bacharelado em Teologia. Venha conhecer mais sobre essa graduação, oferecido pela PUCPR.  

Teologia é para mim?  

O curso é voltado para quem se interessa pelas áreas da teologia pastoral, eclesial, religiosa, humana, espiritual e social; história da igreja, estudos bíblicos, liturgia, sacramentos, espiritualidade etc.  Se esses temas chamam a sua atenção, não perca tempo! Venha para o Bacharelado em Teologia na PUCPR. Além de conhecer essas áreas, você terá o preparo e o apoio que apenas uma Universidade que alia tradição e inovação como a PUCPR pode oferecer!   

Onde o(a) profissional pode atuar?  

Docência: atuação como professor (a) em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, orientação acadêmica, em seminários, desenvolvimento de materiais didáticos e produção acadêmica. 

Pesquisas: produção de relatórios e artigos científicos, elaboração de instrumentos de coleta de dados, investigações de questões sociais, etc. 

Assessoria teológica em comunicação cristã: orientação nas produções de tvs e rádios confessionais com produção de conteúdo, pesquisas de pautas e, até mesmo, em apresentação de programas. 

Prática como agente pastoral, social e cultural: coordenando projetos sociais no campo da solidariedade, ministrando momentos formativos em escolas confeccionais, igrejas, empresas, grupos de apoio, casas de formação etc. 

Como é o curso na PUCPR?  

A graduação em Teologia na PUCPR proporciona o aprofundamento em quatro áreas fundamentais: 

Aprofundamento da fé: demonstração do crescimento pessoal na fé fundamentada teologicamente; domínio nos conceitos básicos da Teologia que sustentem a fé; discernimento sobre o sentido da vida e dos grandes problemas existenciais; capacidade para interpretação das doutrinas e das teorias clássicas da Teologia Cristã. 

Prático-pastoral: diálogo com a realidade, com seus desafios estruturais e conjunturais; atuação respeitando os princípios ético-cristãos, com espírito ecumênico e diálogo inter-religioso; elaboração dos projetos de ação que conjuguem observação, pesquisa e prática, visando à promoção e à emancipação da pessoa; abertura ao fenômeno religioso brasileiro e universal e em especial às questões da Igreja na América Latina. 

Assessoria teológica: desenvolvimento de ação evangelizadora da Igreja por meio da profundidade do conhecimento teológico e do testemunho; articulação, de forma crítica ecumênica, multi e interdisciplinar, do saber teológico adquirido com a prática pastoral; participação nos planejamentos pastorais em diferentes níveis da ação eclesial. 

Produção teológica: identificação e análise crítica dos modelos teológicos subjacentes, como nas práticas pastorais e nas teologias profissionais; desenvolvimento de reflexão analítica acerca dos comportamentos ético-morais, socioculturais, políticos e religiosos à luz da fé e dos ensinamentos da Igreja; incentivo, por meio de produção teológica, às comunidades de fé – frente aos desafios humanos – segurança teológico-doutrinária, com abertura ecumênica e inter-religiosa. 

Venha conferir o que os professores e professora comentam sobre o curso:  


Caso tenha gostado do conteúdo de hoje, compartilhe e continue acompanhando o blog da Escola de Educação e Humanidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *