Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Raízes e Ancestralidade

Tema foi debatido no evento Filosofando com Mulheres – Especial Novembro Negro

No dia 30 de outubro, tivemos o evento Filosofando com Mulheres – Especial Novembro Negro –, realizado em comemoração ao mês da consciência negra. No encontro, tivemos a honra de ouvir a professora Dra. Katiúscia Ribeiro e a doutoranda Janaína Souza de Queiroz falando sobre suas raízes e ancestralidade.

Com um enfoque especial na representação das mulheres na filosofia, o evento proporcionou uma experiência de diálogo e troca entre as palestrantes e o público, que trouxeram perspectivas sobre filosofia africana, samba, ancestralidade e, acima de tudo, conexão com a ancestralidade. O destaque do evento foi, sem dúvida, as falas poderosas sobre a importância da ancestralidade, da música e das experiências vividas por mulheres negras que contribuíram para novos olhares filosóficos.

A discussão sobre a ancestralidade foi bastante marcante, ressaltando a importância de compreender e valorizar as raízes e a história que moldam a identidade de cada um. As experiências compartilhadas pelas palestrantes foram genuínas, proporcionando uma visão de lutas enfrentados por mulheres negras em sua jornada para a autorrealização e empoderamento. Suas histórias serviram como um lembrete poderoso da importância de se ouvir e valorizar as vozes da comunidade negra, oferecendo uma oportunidade valiosa para reflexão e aprendizado para todos os presentes.

Katiúscia Ribeiro foi a primeira doutora em Filosofia Africana do Brasil. Janaína Souza de Queiroz é doutoranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação (PPGF) da PUCPR e sua pesquisa aborda uma ontologia do samba.

Janaína Souza de Queiróz, Deby Eidam, Thayná de Castro, Camila Batista, Katiúscia Ribeiro e Ana Martins.
Por: Ana Paula Martins de Souza

Além de postagens sobre eventos, aqui no Blog da Escola de Educação e Humanidades (EEH), postamos conteúdos que envolvem pesquisas, dia a dia da Escola, histórias de estudantes e egressos, curiosidades e muito mais. Então, te convidamos para acompanhar o blog e ficar sempre atualizado sobre o mundo da EEH.