Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

9º Simpósio de Práticas Docentes

Simpósio contou, pela primeira vez, com apresentações de professores(as)-tutores(as) do EAD

No mês de outubro de 2023 aconteceu o 9º Simpósio de Práticas Docentes do CrEAre da PUCPR, que contou com professores(as)-tutores(as) do Ensino a Distância (EAD) das áreas da Educação e Humanidades da PUCPR. O EAD se fez presente em duas apresentações: Relato de experiência na condução de disciplina extensionista com enfoque no combate às Desigualdades Raciais e Gamificação como estratégia de engajamento em cursos EAD da PUC on-line.

O Simpósio de Prática Docente é um evento anual destinado à apresentação de experiências relevantes dos docentes da Universidade. Com duração de dois a três dias, é dividido em mesas temáticas, definidas pela Equipe do CrEAre.  Nelas, os(as) professores(as)-tutores(as) selecionados apresentam, de forma breve, relatos sobre estratégias e metodologias de sucesso ou mesmo aquelas mais desafiadoras e, posteriormente, são abertos momentos para discussão dessas práticas.

Apresentações no Simpósio

No tema “Relato de experiência na condução de disciplina extensionista com enfoque no combate às Desigualdades Raciais”, docentes dos cursos EAD de Pedagogia e Letras comentaram as práticas da disciplina extensionista de “História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena”.

Para Fernanda Cristini Chiafitela Loch, professora-tutora, “O principal objetivo desta apresentação foi compartilhar a experiência vivida pelos cursos de Licenciatura EAD (Matemática, Física, Letras, Pedagogia e Química) por meio das disciplinas extensionistas. Para isso, utilizei como base a valiosa experiência da disciplina ‘História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena’, na qual tive a oportunidade de promover, durante os Encontros On-line, intercâmbios e debates significativos sobre a persistente questão da desigualdade racial no contexto brasileiro.

Ao longo dos Encontros On-line, ficou evidente a evolução no discurso dos estudantes em relação ao tema central da disciplina, assim como o aumento do engajamento em atividades de extensão que efetivamente impactassem a comunidade em relação ao combate das desigualdades raciais.

Os resultados dessas ações tornaram-se evidentes por meio das contribuições dos estudantes nos locais onde realizaram suas atividades de extensão. Esses estudantes se envolveram ativamente em diversos contextos, incluindo templos religiosos, comunidades indígenas, centros terapêuticos e escolas, implementando ações eficazes para fomentar o empoderamento da cultura afro-brasileira e indígena, ao mesmo tempo que se empenhavam de forma incisiva no combate às desigualdades raciais.

A partir dessas experiências, torna-se evidente que os Encontros On-line, com a orientação do professor-tutor, desempenharam um papel crucial em envolver os estudantes no desenvolvimento de atividades de extensão que efetivamente gerem um impacto social de grande relevância”.

Ericson Falabretti, Katia Ethiénne Esteves dos Santos e Fernanda Cristini Chafitela Loch

Já a apresentação sobre “Gamificação como estratégia de engajamento em cursos EAD da PUC ON-LINE” contou com docentes dos cursos EAD de Pedagogia, Administração, Gestão Pública e Logística. Para Daíne Cavalcanti da Silva, também professora-tutora comenta, “o trabalho apresentado trouxe o relato de experiência de um projeto-piloto para o uso de gamificação nos encontros on-line. Ainda que eu já fizesse o uso do Kahoot nas aulas do curso de Pedagogia, foi a primeira vez que usei o Kahoot em todos os encontros de uma disciplina, de forma sistematizada e em um projeto com professores-tutores de outras escolas. A ideia partiu do professor-tutor Gerson Marinho e teve a participação também das professoras-tutoras Maura Vello e Tavany Coelho”. Esta experiência de gamificação trouxe maior interação e envolvimento dos estudantes dos diferentes cursos.

Saiba mais sobre o EAD

Ficou interessado(a) em saber mais sobre as graduações EAD que envolve Educação e Humanidades? Basta clicar abaixo

Confira outros conteúdos sobre Educação e Humanidades no Blog da EEH para ficar por dentro de todas as novidades referentes às graduações EAD.