Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Eventos

20 anos da Lei do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras

Temática sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana farão parte do III Novembro Negro da PUCPR.

Nos dias 20 a 23 de novembro, das 9h às 20h30, na PUCPR, acontecerá a terceira edição do Novembro Negro. O evento é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/PUCPR), o Programa de Graduação em Filosofia (PPGF/PUCPR), o Coletivo de Estudantes Negros da PUCPR (NEGRES) e a Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.

Nessa edição, o evento abordará os 20 anos da Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas do país. Esta lei é um marco importante na promoção da diversidade étnico-racial e da igualdade no Brasil.

O III Novembro Negro da PUCPR tem o objetivo central destacar a importância intelectual e cultural das personalidades negras, trazendo protagonismo e visibilidade para suas produções acadêmicas. Também busca promover um encontro que aborde a igualdade e a diferença, fomentando o diálogo e a conscientização sobre questões raciais no Brasil e em nível internacional.

Ana Paula Martins de Souza comenta como é fazer parte de evento como estudante e colaboradora “já realizei duas graduações e desde a minha primeira, que foi filosofia, eu ajudo com os eventos sobre o Dia da Consciência Negra. Como estudante, eu queria contribuir mais e fazer mais, porém entendia as limitações. Agora como colaboradora, vejo que posso contribuir e fazer articulações com outras áreas da PUCPR e instituições externas para que o evento possa crescer ainda mais.

É claro que tem os desafios e as vezes as coisas não saem como o desejado, mas nesse primeiro evento como colaboradora, eu estou gostando muito de como as coisas estão se desenhando e, principalmente, de poder conhecer e me conectar com pessoas que acreditam na causa e no meu trabalho.”

Programação

Na edição de 2023, a programação do Novembro Negro contará com a I Conferência Internacional de Identidade e Alteridade: Perspectivas Interdisciplinares em parceria com a Kent State University (Ohio, USA), com o V Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas: Igualdade e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da PUCPR e sessões de apresentação dos trabalhos.

Confira algumas atividades dos 4 dias de eventos:

20/11

– Conferência de Abertura: “Diversity and Anti-Racist Feminist Pedagogy in Higher Education.” / “Diversidade e Pedagogia Feminista Antirracista no Ensino Superior”.
– Mesa Redonda: Violência e convivência escolar: diversidade e identidade.

21/11

– Mesa Redonda 2 – A fome tem cor, classe e gênero: políticas públicas, pesquisa e iniciativas para a superação da fome e da pobreza no Brasil.
– Sessão 4 | Apresentação de Trabalhos – Comunicação Oral.

22/11

– Mesa Redonda 3 – Direitos Humanos e Políticas Públicas com a População em Situação de Rua.
– Lançamento do Observatório de Educação em Direitos Humanos e Justiça Restaurativa nas escolas.

23/11

– Abrindo o Livro: “Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade”, de bell hooks.

Para conferir a programação completa e quem são os convidados dos 4 dias, basta clicar aqui.

Inscrições

Gostou da temática sobre os 20 anos da Lei que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas do país e da programação do evento? Corre que as inscrições ainda estão acontecendo, são gratuitas e abertas a comunidade!

Fique por dentro dos demais eventos que acontecem na EEH no blog da Escola.

Data: 20 a 23 de novembro
Horário: Manhã, Tarde e Noite