Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Vida profissional: da paixão à graduação em Letras – Português/Inglês

Conheça a história da estudante de Licenciatura, Jéssica Beatriz Alves Camargo

A decisão sobre a graduação pode ser bastante tormentosa. Porém, quando existe uma paixão por matérias na época da educação básica, a escolha do curso superior pode se tornar mais fácil.

Esse é o exemplo da Jéssica Camargo, estudante do oitavo período de Letras – Português/Inglês da PUCPR, que, desde a educação básica, sempre gostou das matérias que envolviam Língua Portuguesa. Venha conferir o que a Jéssica conta sobre sua história com o curso e sobre o mercado de trabalho, inclusive com uma dica valiosa para os (as) futuros(as) licenciados(as).

“Ao longo da educação básica, quando pensava em qual curso superior faria, minha primeira opção sempre foi Letras, por motivos que foram sendo formados ao longo da minha trajetória. Desde muito pequena, tive contato com o universo dos livros e ler se tornou um dos meus principais hobbies. Durante o Ensino Fundamental e Médio, tive professores de Língua Portuguesa que eram maravilhosos. Por meio das aulas desses profissionais, desenvolvi ainda mais o hábito da leitura e a paixão pela escrita e por reflexões linguísticas. Nesse período também, comecei a ajudar colegas a estudarem e percebi que ensinar algo me trazia grande realização pessoal. Logo, diante da paixão pela leitura, por textos e da minha vontade de ensinar, conheci o curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês e, nele, percebi que poderia estudar tudo o que gostava. Então, em 2020, ingressei na graduação da PUCPR.

Cursar Letras é maravilhoso e transformador! No curso, os(as) estudantes têm contato com a Gramática Normativa – aquela da educação básica – mas de uma forma crítica e contextualizada. Além disso, o(a) acadêmico(a) de Letras irá conhecer que existem outros tipos de gramática e que todos os falantes da Língua Portuguesa dominam algumas delas!”

Oportunidade e Universidade

“A graduação na PUCPR me proporcionou inúmeros momentos que levaram ao meu crescimento pessoal, acadêmico e profissional. A Universidade oferece oportunidades como Monitorias, Semanas Acadêmicas, Pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC), Projetos de Incentivo à Docência em colégios (PIBID e Residência Pedagógica) e iniciativas para nosso desenvolvimento profissional por meio de Projetos de Extensão, como atuar como revisor de textos no Cursinho Solidário. Além disso, na PUCPR, há um projeto incrível, o Lampedusa, no qual os(as) acadêmicos(as) podem auxiliar migrantes e refugiados a aprenderem a Língua Portuguesa. Outro destaque da Licenciatura em Letras – Português/Inglês na PUCPR são as disciplinas de Estágio Supervisionado, nas quais os(as) acadêmicos(as) vão a colégios estaduais para observarem aulas e aplicarem projetos e planos de aulas previamente desenvolvidos com as orientações do(a) professor(a) da disciplina e do(a) professor(a) da escola.

Além de todas essas oportunidades incríveis, a PUCPR possui uma estrutura excelente e professores(as) muito qualificados(as) e acolhedores(as), que são referências para os(as) estudantes. Os(As) docentes inspiram os(as) licenciandos(as) a gostarem dos conteúdos estudados e são muito acessíveis.

Os(As) profissionais da área de Licenciatura em Letras – Português/Inglês podem atuar em vários campos, além do escolar, porque as habilidades desenvolvidas no curso são necessárias em diversos meios. O curso da PUCPR forma escritores(as), revisores(as), tradutores(as), profissionais do meio editorial, professores(as) de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, produtores(as) de material didático e muito mais!

Para finalizar, uma dica que eu daria para quem está em dúvida se Letras é a sua área ou não é: não ouça as pessoas que tentam te desestimular a escolher essa área e/ou a licenciatura. O curso é riquíssimo e muito diversificado. Se você gosta do universo da leitura, da escrita e do ensino, você não irá se decepcionar!”

Gostou de conhecer a história da Jéssica e da sua experiência com a Multiversidade? Quer desenvolver a habilidade de escrita, estudar sobre Literatura, Tradução, Revisão de textos e conhecer mais a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa?