Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Guia de Profissões

Por que Pedagogia na PUCPR?

Dia 20 de maio é comemorado o dia do profissional de Pedagogia, Pedagogo(a)! Por esse motivo, produzimos um conteúdo especial para falar sobre a área.

Você gosta de desenvolver atividades lúdicas para crianças, adolescentes e jovens? Tem facilidade e paciência para interagir com pessoas de todas as idades, principalmente quando apresentam alguma dificuldade? A graduação em Pedagogia pode ser para você!

Sabemos que a educação transforma o mundo. Compreendendo essa grande responsabilidade, o curso de Pedagogia da PUCPR oferece uma sólida base teórico-prática que prepara o(a) profissional para atuar em diferentes contextos educativos. Venha conhecer a graduação em Pedagogia da PUCPR!

Pedagogia é para mim?

O curso é uma excelente opção para quem se interessa pela docência, gestão escolar ou pelo processo de ensino-aprendizagem. O(A) profissional precisa de flexibilidade cognitiva e emocional em razão das demandas inesperadas do dia a dia. Mas não se preocupe, você vai receber o preparo adequado durante a graduação na PUCPR.

Quem cursa Licenciatura em Pedagogia na PUCPR é capaz de intervir, da melhor forma, na sociedade, de maneira crítica, criativa e propositiva. Ainda, a partir da reflexão filosófico-teológica, promove a discussão sobre o sentido da vida, mediante a cultura da solidariedade, dos direitos humanos, da sustentabilidade e do respeito à diversidade.

Onde o(a) profissional pode atuar?

Docência: como professor(a) na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Logo após o mestrado e doutorado, como professor (a) em cursos de graduação e pós-graduação

Pesquisa: realizando estudos e pesquisas na área da Pedagogia, da Educação, de Direitos Humanos etc.

Gestão escolar: como gestor(a) ou coordenador(a) pedagógico em todas as etapas da Educação Básica.

Contextos educativos: atividades de consultoria e assessoria em ONGs, órgãos públicos ligados à educação, escolas de idiomas, editoras de livros didáticos, empresas produtoras de cursos a distância e treinamentos, além de hospitais, bibliotecas, brinquedotecas e espaços recreativos.

Como é o curso na PUCPR?

A graduação em Pedagogia na PUCPR tem como principal objetivo a formação de profissionais para a docência e gestão de espaços escolares e não escolares, contribuindo para uma educação que prioriza a ética, a investigação, a cidadania e a solidariedade.

Além disso, o curso possui a formação do pensamento crítico e reflexivo. Também promove atividades com base nas metodologias de aprendizagem ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os estudantes constituem cenários e situações problemas a partir do cotidiano dos espaços educativos. Durante toda a graduação o(a) estudante desenvolverá algumas competências, como:

– Gerir diferentes ambientes e situações de ensino, considerando o contexto social, econômico e cultural, com o emprego de estratégias e práticas didático-pedagógicas, instrumentos de avaliação e acompanhamento, para promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, de forma colaborativa e empática.

– Promover processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e nas diferentes modalidades da Educação Básica.

O curso utiliza espaços como o Colégio Paranaense, o Colégio Santa Maria, os Centros Sociais (de Educação infantil), a Escola Ecológica Marista (currículo interdisciplinar), o Centro Social de Defesa (Pedagogia Social) para prática pedagógica. Também mantém parceria com o Projeto Cidade Educadora, da Secretaria Municipal de Curitiba, em que os(as) estudantes da PUCPR desenvolvem atividades e projetos em escolas, contribuindo para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem na educação pública.

Se imagina como um(a) pedagogo(a)?

Bônus: Conheça mais sobre o Programa Residência Pedagógica, uma das possibilidades de atuação da área dentro da universidade:

Residência Pedagógica