Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Guia de Profissões

Por que Física na PUCPR?

Dia 19 de maio é celebrado o dia do(a) Físico(a)! Por esse motivo, elaboramos este post para contar mais sobre a área.

Para você, a beleza da natureza está no funcionamento das leis universais? O céu estrelado não te faz aproveitar o momento presente, mas pensar no passado, na velocidade da luz ou na trajetória dos astros? O cálculo das variáveis universitárias parece estar resultando na graduação em Física!

Se você gosta de estudar o funcionamento do universo e de seus fenômenos, como gravidade, magnetismo e termodinâmica, não perca tempo! Venha descobrir as diversas possibilidades que a Licenciatura em Física da PUCPR oferece!

Física é para mim?

Muitos estudantes se interessam pela Física, mas têm a falsa ideia de que não conseguirão dar conta do curso, por ser muito difícil. Aqui na PUCPR, oferecemos todo apoio para que você possa escolher a graduação que tanto quer cursar e quebrar o mito de que só os gênios se tornam físicos.

Durante a graduação em Física, o estudante terá várias disciplinas introdutórias, para firmar bases sólidas de conhecimento, além de conhecer, aprofundadamente, diferentes áreas, como astronomia, mecânica clássica, termodinâmica, física moderna e eletromagnetismo. A Licenciatura da PUCPR estimula o desenvolvimento de potencialidades relacionadas ao raciocínio lógico, à imaginação, à pro atividade, à criatividade e ao senso crítico.

Onde o(a) profissional pode atuar?

Docência: ministrando aulas na educação básica. Após a conclusão de mestrado e/ou doutorado, também poderá atuar em cursos de graduação e pós-graduação.

Pesquisa: na produção de relatórios e artigos científicos nas áreas da Física, da Educação e das Ciências Exatas.

Produção de conteúdo: para materiais didáticos de ensino de Física, como apostilas, vídeos educacionais, guias pedagógicos etc.

Física médica: trabalho em hospitais e clínicas, na parte de radiologia, que envolve conhecimentos de física nuclear e radioatividade. Para atuação nessa área é preciso realizar uma pós-graduação.

Indústrias/empresas: diversas áreas da Física são necessárias em processos industriais, como termodinâmica e eletromagnetismo. Além disso, o Físico também é requisitado para análise de matérias, experimentos em laboratórios, desenvolvimento de tecnologias (lasers), entre outros.

Como é o curso na PUCPR?

A graduação em Física na PUCPR proporciona o exercício competente da docência na educação básica, bem como a atuação em projetos de pesquisa. Além disso, os estudantes desenvolverão algumas competências, como:

– Predizer o comportamento e evolução de fenômenos e sistemas físicos específicos, mobilizando conceitos, princípios, modelos físicos, formalismo matemático e simbologia adequados, com autonomia, organização e concisão.

– Apropriar-se de saberes pedagógicos e conhecimentos de Física, visando responder questões educacionais, humanas e socioambientais, com integração de saberes, tecnologias e suas linguagens, a partir de uma visão sistêmica, autônoma e ética.

– Gerir diferentes ambientes e situações de ensino, considerando o contexto social, econômico e cultural, pelo emprego de estratégias e práticas didático-pedagógicas, instrumentos de avaliação e acompanhamento, para promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, de forma colaborativa e empática.

– Engajar-se de maneira integral, autônoma e responsável, fundamentando-se na ciência e no desenvolvimento profissional contínuo para promover a vida e a justiça social.

Se identificou com a área de Física?

Bônus: diferenciais da Física na PUCPR

– Os egressos do curso de Licenciatura em Física da PUCPR têm excelente aceitação no mercado de trabalho, tanto em função da formação ampla e sólida quanto da reconhecida tradição do curso.

– Os egressos do Curso têm sido aprovados em programas de mestrado e doutorado em renomadas universidades brasileiras e estrangeiras;

– A PUCPR oferece infraestrutura completa, com Centro de Realidade Estendida, laboratórios de ponta e salas de aula plenamente compatíveis com seu projeto pedagógico.