Economia PUCPR outra vez entre os trabalhos aprovados no 26º Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC-Sul

O artigo “Ciclos econômicos e a potência da política monetária: uma análise empírica para o Brasil utilizando Projeções Locais de 1997 a 2020”, da profa. Ingridhe Magalhães, foi aprovado para ser apresentado na 26ª edição do Encontro de Economia da Região Sul da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante na região Sul do país.

O evento ocorrerá entre os dias 10/08/2023 e 11/08/2023 na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR. Você pode ler o trabalho da professora clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: A política monetária é mais eficaz nas recessões? considerando que a sensibilidade da taxa de inflação e do produto agregado à taxa de juros pode variar de acordo com elementos cíclicos, o objetivo deste trabalho é avaliar se a política monetária é mais potente em ciclos de recessão ou expansão econômica no Brasil. Para tanto, foram estimadas impulso respostas dependentes do estados de expansão e recessão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro entre 1997 a 2020 utilizando o método de projeções locais. Nossos resultados indicam que a política monetária é mais potente com relação ao controle da inflação em períodos recessivos. Ao passo que o consumo e produção agregada respondem mais fortemente a uma elevação nos juros em períodos expansionistas do que contracionistas. Ademais, durante a expansão econômica, o consumo de bens de capital e duráveis é mais afetado pela política monetária do que bens não duráveis.

Palavras-chave: Política monetária; Ciclos; Projeções Locais.