Economia PUCPR novamente entre os trabalhos aprovados no 26º Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC-Sul

O artigo “O Macrossetor da Construção Civil na economia brasileira nos anos de 2010 e 2015: Uma análise Insumo-Produto”, que tem o prof. Ricardo Kureski como coautor, foi aprovado para ser apresentado na 26ª edição do Encontro de Economia da Região Sul da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante na região Sul do país.

O evento ocorrerá entre os dias 10/08/2023 e 11/08/2023 na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR


Resumo: O objetivo principal do estudo foi analisar a representatividade da Construção Civil para a economia brasileira nos anos de 2010 e 2015, utilizando as Matrizes Insumo-Produto nacionais. Para isso foi mensurado o Produto Interno Bruto Macrossetorial, que considera além da Construção Civil os setores dos quais demanda insumos e os setores para os quais fornece, e aplicado o Método de Extração Hipotética Setorial, o qual mensura o impacto na hipótese de retirada de um determinado setor da economia. Por meio dos resultados obtidos com a metodologia proposta verificou-se que, enquanto a Construção Civil representou 6,27% e 5,74% respectivamente no produto interno bruto nacional, o Macrossetor da Construção Civilfoi responsável por 8,16% e 7,49% do PIB brasileiro em 2010 e 2015. Já a retração na Demanda Total da economia com a extração do setor foi de 5,53% e de 4,89%, respectivamente. Com isso, a contribuição do estudo, além dos resultados, consiste em utilizar procedimentos complementares que mostrem a importância da Construção Civil em uma perspectiva diferente da usualmente encontrada na literatura.

Palavras-chave: Matriz Insumo-Produto. Construção Civil Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *