Economia PUCPR mais uma vez entre os trabalhos aprovados no 26º Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC-Sul

O artigo “PRENATAL CARE AND BIRTH WEIGHT IN BRAZIL: REGIONAL AND SOCIOECONOMIC INEQUALITIES”, que tem o prof. Leonardo Frota como primeiro autor, foi aprovado para ser apresentado na 26ª edição do Encontro de Economia da Região Sul da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante na região Sul do país.

O evento ocorrerá entre os dias 10/08/2023 e 11/08/2023 na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR


Resumo: Este estudo examinou o impacto do pré-natal no peso do recém-nascido, usando dados de uma amostra de 5 milhões de nascimentos entre 2015 e 2017 do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma variável instrumental de efeitos fixos foi usada para medir o impacto do pré-natal sobre o peso ao nascer, abordando o viés de endogeneidade e heterogeneidade inerente a esse cenário. Nossos achados são que cada consulta de pré-natal tem um efeito médio positivo de 70 gramas no peso ao nascer e cada mês de atraso no pré-natal tem um efeito médio negativo de 75 gramas. Diante desses achados, argumentamos que políticas públicas visando aumentar a assistência pré-natal no Brasil podem melhorar os resultados de saúde dos recém-nascidos, principalmente em regiões mais pobres e grupos socialmente frágeis.

Palavras-chave: Pré Natal; Saúde do Recem Nascido; Variaveis Instrumentais; Economia da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *