Estudantes poderão ver insetos reais em versão digitalizada graças à tecnologia da Epic Games, parceira de tecnologia da PUCPR
Já pensou se fosse possível estudar os insetos por meio de uma experiência de Realidade Estendida? Graças à Unreal Engine, ferramenta de criação 3D, em tempo real, que cria visuais fotorrealistas e experiências imersivas, isso já é possível.
A tecnologia da empresa auxilia no processo de digitalização de insetos reais para insetos virtuais, de maneira que os estudantes consigam ampliar e ver detalhes, que muitas vezes não são observáveis nem mesmo com auxílio de lupa.
O processo
O analista de tecnologia do projeto, João Guilherme de Mattos, explica que o Software Reality Capture, da Unreal Engine, une várias fotos feitas em 360°, do objeto que será digitalizado, em três ângulos 45° / 0° / -45°, e assim gera o modelo 3D.
Ele detalha como ocorre o processo. “Para conseguirmos ter uma maior área de captura, vamos tirando as fotos e mudando a posição do inseto, quase um scanner manual. Após isso, essas imagens são colocadas dentro do programa, que gera o modelo em 3D. Algumas vezes precisamos fazer alguns ajustes e também tirarmos fotos macro, que são mais precisas, para completar partes específicas dos insetos”, detalha.
Forma de aprendizagem
Na PUCPR, o estudante utilizará os óculos HoloLens durante a experiência. Assim, ele consegue ter em mãos, mesmo que virtualmente, vários insetos e de tamanhos distintos. “Assim podemos analisar todo o corpo do inseto sem o uso de lupas e também conseguimos controlar se os estudantes estão olhando para os lugares corretos, que era uma das grandes dificuldades em sala de aula”, complementa João.
A tecnologia do projeto será utilizada durante as aulas de Entomologia (estudos dos insetos). O professor do curso de Agronomia da PUCPR, Airton Rodrigues, conta sobre a memória de aprendizagem gerada durante os testes da ferramenta.
“Os participantes que fizeram o teste com os óculos, na Arena Digital da PUCPR, lembram dos insetos com riqueza de detalhes. A retenção de conhecimento é maior por causa da uniformidade do material, além de facilitar a aprendizagem e a dinâmica da aula, também proporciona maior envolvimento por parte dos estudantes. A possibilidade de trabalhar com o mesmo modelo de inseto e cada um vendo com os seus óculos também é excelente”.
O docente também conta que a ideia de fazer as fotos dos insetos surgiu há 4 anos e que agora, por meio desse projeto, é possível ver os insetos em um ambiente 3D com o auxílio dos óculos de realidade mista, que traz elementos do mundo virtual para o real.
Para ele, esse modelo de ensino poderá ser utilizado nos cursos que têm alguma afinidade com insetos: Agronomia, Ciências Biológicas e Biotecnologia, por exemplo. Além disso, os colégios também poderão ter aulas aqui. Essa forma de ensino futuramente será um grande diferencial da Universidade, que é a primeira academic partner brasileira da Epic Games e a segunda da América do Sul.