Realidade Estendida | PUCPR

Experiência

Experiência imersiva possibilita a estudantes de Medicina o exercício da comunicação entre médico e paciente

Simulador de Entrevista Médica, do Centro de Realidade Estendida da PUCPR, oferece o cenário completo para a prática dos futuros médicos

A habilidade de comunicação representa um pré-requisito para praticamente todas as profissões, além de ser parte fundamental ou até mesmo competência plena em diversos cursos universitários. Inspirado neste contexto, o Prof. Paulo Ricardo Franciozi Gois da Escola de Medicina e Ciências da Vida encomendou ao Centro de Realidade Estendida (CRE) uma experiência imersiva a ser utilizada por estudantes dos Cursos de Medicina e Fisioterapia. Seu objetivo principal é auxiliar os profissionais em formação no desenvolvimento de habilidades de comunicação por meio de um simulador de entrevista médica.

Concentrada no conceito de role play (encenação), método de simulação onde uma pessoa assume um determinado papel, os estudantes podem estar no lugar tanto do paciente quanto do médico. No entanto, alguns desafios se apresentaram.

Em primeiro lugar, a identidade do paciente deve ficar em sigilo, visando maior realismo e credibilidade ao exercício. Em segundo lugar, deveria haver uma gama de diferentes possibilidades de pacientes com idades, gêneros e raças distintas, já que isso possibilita os mais diversos tipos de entrevistas entre as partes. A experiência imersiva recebeu o nome de Simulador de Entrevista Médica. Ela foi construída de maneira que o médico e o paciente pudessem ficar em locais independentes e isolados. Ao utilizar o simulador, as partes inicialmente são imersas em um cenário com sala, mobília e equipamentos característicos.

Cenário desenvolvido para situar o estudante no contexto de um ambiente médico-hospitalar.

O estudante que encena o paciente pode escolher entre diferentes avatares. Com isso, o professor pode criar roteiros correspondentes aos mais diversos contextos médicos a serem executados pelo exercício imersivo.

Possíveis escolhas de avatar para os pacientes.

Durante a entrevista, as expressões faciais do paciente são capturadas e colocadas em tempo real em um personagem. Isso proporciona ao médico a sensação de estar conversando com o avatar. A simulação fica ainda mais real com a modulação da voz do paciente. O vídeo a seguir demonstra a aplicação do Simulador de Entrevista Médica.

Essa experiência imersiva foi produzida pelo Centro de Realidade Estendida, sob a coordenação do analista de sistemas William John Pereira Brobouski. William foi responsável pela programação da experiência e contou com o apoio de mais dois analistas do Centro: Lucas Murbach Pierin e João Guilherme de Mattos. A arte/modelagem 3D dos avatares foi elaborada pela estudante de Jogos Digitais, a estagiária Stephanie Alves de Bertolo Cezar e pelo Prof. Maurício Perin Neves da Silva. A produção sonora foi feita pelo Prof. Claudio Carvilhe. O design de interação foi desenvolvido pelo time de Design e Experiência Digital do Grupo Marista.

O Prof. Paulo Ricardo Franciozi Gois idealizou inicialmente a experiência imersiva para ser aplicada na disciplina de Semiologia I, do segundo período do curso de Medicina. Mas, já pretende ampliar para Geriatria, Psiquiatria, Pediatria, Ginecologia, Internato (Clínica Médica, Ginecologia, Medicina Comunitária e da Família, Pediatria, Cirurgia Geral e Emergência).

Qualquer estudante pode testar a experiência no Centro de Realidade Estendida da PUCPR, mediante reserva prévia. Novos projetos similares já estão em desenvolvimento, para também atender as áreas de Psicologia e Direito da Universidade.