Londrina | PUCPR

Sem categoria

Me formei em Direito, preciso fazer pós?

Você pode atuar na área de Direito sem ter feito um curso de pós-graduação, mas hoje em dia é altamente desejável que o profissional tenha uma especialização na sua bagagem.

Durante a graduação de Direito, o aluno aprende um panorama geral de todas as áreas, mas é só durante a especialização que ele encontra os diferenciais práticos da sua área de atuação. É aí que o profissional recém graduado ou que já está atuando tem a oportunidade de se aprofundar em determinada área, extrapolando a parte teórica da legislação e conhecendo o dia a dia no âmbito dos tribunais e dos ambientes em que a área jurídica atua. Por isso, investir na especialização acelera a carreira dentro da uma determinada área de atuação do Direito.

Outro ponto importante é que algumas legislações se alteram de forma muito rápida e constante. Por exemplo, a era “pós lava jato” e as constantes alterações legislativas exigem rápida atualização do advogado que atua no direito penal. Assim como conflitos internacionais e seus impactos nos direitos humanos demandam advogados altamente especializados para atuar em funções públicas ou mesmo na esfera privada.

Vamos conhecer dois cursos de pós-graduação aqui da PUCPR Câmpus Londrina, na área do direito. São excelentes oportunidades para quem busca um curso atualizado com todas essas mudanças e imerso no seu mercado de atuação, conheça seus diferenciais:

Pós em Direito Penal e Processo Penal

O curso de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, ofertado na modalidade online ao vivo permite o aprofundamento às temáticas relacionadas ao direito penal e processo penal.

Como é o curso?

O curso oferece uma visão multidisciplinar, com conteúdos das mais variadas áreas do direito e análise de casos concretos e jurisprudências. Ao término do curso, o profissional especializado em Direito Penal e Processo Penal terá a capacidade de lidar com os mais diferentes e complexos casos envolvendo o direito penal, em especial megaprocessos que tramitam no Poder Judiciário.

É necessário se manter atualizado

A legislação está em constante evolução e alteração, especialmente as afetas ao direito penal, que acarretam alterações na vivência diária do profissional criminalista, desde a teoria do crime até a execução penal. O curso busca uma atualização completa do profissional recém-formado e dos profissionais já sedimentados no mercado de trabalho, área essa em ascensão, aprofundando os debates atuais.

Área consolidada

Não dá para dizer que de fato o Direito Penal é uma área em ascensão porque a busca é constante. O Direito Penal é uma área que sempre foi muito procurada pelas pessoas por ser a única área do direito em que está em jogo a liberdade do indivíduo. A área demonstra uma seriedade muito grande, uma preocupação social, uma preocupação do legislativo, porque estamos trabalhando com o bem jurídico mais importante do indivíduo. Nesta primeira edição do curso, observa-se a importância dos profissionais criminalistas se especializarem na grande área do Direito Penal e Processo Penal.

Pós em Direito Internacional e Direitos Humanos

Cada vez mais o Direito enfrenta problemas globais, ou seja, problemas que não estão limitados a uma cidade, região ou estado. É frequente a amplitude do Direito em termos de atuação e áreas de atuação. Quando você estuda Direito Internacional e quando você estuda o problema dos Direitos Humanos, você está olhando para além das fronteiras de um único país, está buscando uma ampliação do seu conhecimento para espaços cada vez mais interligados. A especialização garante ao estudante essa ampliação na área de atuação, justamente porque não fica limitada a determinado espaço ou determinado direito de um único país.

Áreas de Atuação

No mercado profissional existem várias áreas de atuação para quem se especializa em Direito Internacional e Direitos Humanos, desde a advocacia privada até a advocacia de carreira pública. Existindo também a possibilidade de aplicação de Direitos Humanos em carreira policial, carreiras de promotoria dentro de ministérios públicos, sendo possível também aplicar em ambiente de magistratura, ou seja, como juiz no julgamento de casos.

No Direito Internacional ainda existem possibilidades de carreiras como a de diplomacia, onde o profissional utiliza esse conjunto de ordem jurídica para tentar garantir ordenamento, paz e segurança a nível internacional na relação entre países. Pode-se também aproveitar o curso para ampliação de visão aos que querem migrar para um plano de mestrado e doutorado dentro da área do Direito Internacional, garantindo então um ponta pé inaugural para a carreira profissional acadêmica.

Pontos positivos

É o único curso de Direito Internacional e Direitos Humanos da cidade e da região. Essa especialização tem como principais diferenciais os professores que atuam com Direito Internacional e Direitos Humanos, não só na academia, mas também no dia a dia profissional, o que faz unir teoria e prática no mesmo curso. Outro ponto positivo, é sua duração de apenas um ano, e a possibilidade de elaboração ou não do trabalho de conclusão, diferente da maioria, aqui é opcional, deixando o aluno mais confortável com a não obrigatoriedade dessa formalidade.

O Egresso da pós-graduação

O egresso dessa especialização vai ter como diferencial no seu currículo uma especialização pela PUCPR, que tem um nível de excelência dentre as melhores do país. Vai ter também como diferencial a possibilidade de ter uma bagagem não só teórica, mas também de ambientação prática nas disciplinas elaboradas ao longo do curso, bem como networking junto aos professores e demais alunos e também uma possibilidade de colocar esse curso em destaque até mesmo para uma possível carreira acadêmica se for a opção desse aluno.

Conheça mais sobre o curso de Direito Internacional e Direitos Humanos e faça sua inscrição, clicando aqui

Cursar uma especialização é um grande passo para o crescimento da sua carreira profissional, não fique para trás, invista em você!

Aqui na PUC o estudante estará em contato com docentes renomados e especializados nas áreas de concentração e contará com disciplinas cuidadosamente selecionadas de acordo com o mercado de trabalho. O selo PUCPR é um dos diferenciais dos cursos já que há mais de 60 anos forma estudantes com princípios éticos, cristãos e Maristas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *