Marketing | PUCPR

Sobre o Marketing

AS DIFERENÇAS ENTRE MARKETING E BRANDING

Marketing e branding são dois conceitos essenciais que desempenham um papel importante no sucesso de qualquer negócio ou organização. Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, eles têm diferenças e funções únicas.

Marketing refere-se às estratégias e até mesmo, às táticas, que as empresas usam para promover seus produtos ou serviços para seu público-alvo. Isso inclui uma variedade de atividades, como publicidade, relações públicas, promoções de vendas e marketing digital. O objetivo final do marketing é criar consciência e interesse no produto ou serviço e persuadir clientes em potencial a fazer uma compra.

Branding, por outro lado, do ponto de vista do design, refere-se ao processo de criação de um nome, logotipo e identidade exclusivos para uma empresa ou produto. Essa identidade é então usada para diferenciar o produto ou serviço dos concorrentes e para criar uma percepção de qualidade, valor e confiança nas mentes dos clientes.

Além disso, o branding também é tratado como a gestão das marcas e relacionamento com seus clientes. Um branding eficaz ajuda a construir o valor da marca, que é o valor que uma marca agrega a um produto ou serviço além de seus benefícios funcionais.

Tanto o marketing quanto o branding são essenciais para o sucesso de qualquer negócio e estão intimamente interligados. As atividades de marketing são criadas para promover a marca e comunicar sua proposta de valor ao público-alvo, enquanto o branding fornece a base para todos os esforços de marketing, criando uma identidade clara e consistente para o negócio.

Como estudante de graduação, entender os conceitos de marketing e branding pode ser benéfico de várias maneiras. Para aqueles que estudam negócios ou marketing, uma sólida compreensão desses conceitos é essencial para o sucesso em suas futuras carreiras. Além disso, mesmo os alunos que estudam em áreas não comerciais podem se beneficiar de uma compreensão básica de marketing e branding, pois esses conceitos são aplicáveis a uma ampla gama de setores e campos.

No geral, marketing e branding são componentes cruciais de qualquer negócio de sucesso, e entender suas diferenças e funções únicas é essencial para qualquer pessoa interessada no mundo dos negócios e do marketing.

Texto da professora Maiara Regina Kososki