Relatório da Global Game Jam 2023

PARABÉNS AOS NOSSOS 350 JAMMERS!

CLIQUE AQUI E JOGUE OS MAIS DE 70 JOGOS QUE FORAM PRODUZIDOS DURANTE O EVENTO E CONHEÇA SEUS AUTORES!

FOTOS OFICIAIS DO EVENTO AQUI E AQUI!

Visão Geral da Jam

Este é o relatório de finalização da Global Game Jam Curitiba 2023, que aconteceu na PUCPR entre 3 e 5 de fevereiro de 2023. Na nossa jam, equipes de desenvolvimento de jogos ficaram imersos durante 48 horas na produção de jogos sobre o tema “RAÍZES”.

Diferentes tipos de jogos digitais foram desenvolvidos, tanto jogos para PC, celular e para dispositivos para Ambientes Imersivos (Realidade Virtual e Aumentada). Além disso, o evento também teve a produção de jogos analógicos, ou seja, de tabuleiro ou cartas!

Muita GRATIDÃO a todos que participaram de nosso evento deste ano, realizado pelo décimo quarto ano consecutivo pelos Cursos de Jogos da PUCPR, pertencentes à Escola Politécnica!

Foi excelente voltar a ter nosso evento presencialmente, esperamos que todos os participantes tenham aproveitado nosso evento e guardem lembranças positivas!

Desta vez tivemos como principais resultados:

Estiveram presentes e fizeram CHECKIN 350 participantes presenciais, sendo 300 jammers registrados no site da Global Game Jam, ou seja, que entregaram seus jogos.

Aproximadamente 70 jogos, com 77 disponíveis no site da jam e alguns também disponíveis no Discord (peça acesso a bruno arroba globalgamejam ponto org, se necessário).

Continuamos sendo a maior sede das Américas, uma das 10 maiores sedes do mundo (8 no geral e 6 dentre as sedes presenciais)  e a quarta sede mais produtiva do mundo!

Links diversos sobre o evento

Premiações

Durante a Play Party (jogatina dos jogos que acontece no Domingo de Tarde, após o fim do desenvolvimento), nossos jammers também indicaram seus jogos prediletos em uma votação dos jogos que mais gostaram. Segue abaixo as 5 equipes mais votadas. Neste link temos todas as equipes que tiveram pelo menos 10 votos.

Time Votos Jogo Link 1 Link 2 Link 3
001-root-royale 44 Root Royale https://globalgamejam.org/2023/games/root-royale-1
019-dead-valley 41 Crops N’ Cats + Bunny DLC https://globalgamejam.org/2023/games/farmer-cats-8
041-alpacone 31 R. R. Roots Race https://globalgamejam.org/2023/games/rr-roots-race-0 https://youtu.be/bw-tm8U2FKI
008-capturados 24 Hortilharia https://globalgamejam.org/2023/games/hortilharia-0 https://youtu.be/nu4y8qTI9Oo
006-equipe-chu 23 Sprout

Parabéns às equipes que foram valorizadas por seus pares!

Tivemos também um prêmio especial aos jogos em Realidade Virtual! A Beenoculus, nosso apoiador de praticamente todas as edições, um dos mais importantes pioneiros na área de Realidade Virtual no Brasil, além de sortear dispositivos entre nossos participantes também premiou a jovem equipe do jogo Yana que desenvolveu o melhor jogo em Realidade Virtual!

Também precisamos dar parabéns a nossos jammers Everton Mazepa e Matheus Lessa que NÃO estavam presentes na Global Game Jam Curitiba!

Estes estudantes de destaque no curso de Jogos participaram do Programa Embaixadores da Global Game Jam Curitiba. Neste programa, os estudantes recebem passagem para passar a jam em outra sede e interagirem com estudantes e profissionais de jogos de outros estados. Everton participou na UNIFEOB em São João da Boa Vista. Inclusive seu jogo “Monster Roots” ganhou a capivara de prata como segundo melhor jogo do evento. Matheus Lessa foi para o Maranhão, na sede apoiada pela AMAGames (Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos) no SEBRAELAB e participou do jogo “Flower Maze“.

Jogos produzidos

Prestigie os diferentes jogos que foram produzidos durante o evento em:

https://bit.ly/games-ggjcwb23

e

https://globalgamejam.org/2023/jam-sites/global-game-jam-curitiba-2023-pucpr/games

(um mosaico dos jogos durante a Play Party pelo nosso professor Artur Mittelbach)

(e pra fechar, o excelente vídeo de nosso jammer Guilherme Ferreira, que faz um compilado de grandes momentos)

Agradecimentos

Para finalizar, nosso MUITO OBRIGADO a todos os que nos apoiaram com estandes, à Autodesk pelos recursos que utilizamos para alimentação e acessibilidade, à Beenoculus pelos prêmios e, principalmente, aos membros incansáveis de nosso Staff e Mentores!

Também sempre grato pelo comprometimento e apoio a esta iniciativa desde o início por parte de nossos Professores dos Cursos de Jogos Digitais e das equipes da PUCPR !

Próximos passos

Já está dando saudades da jam? Em breve divulgaremos nossas Play Parties! Este ano a novidade é que retornaremos a fazer exposições itinerantes dos jogos desenvolvidos. Os participantes serão avisados via Discord do evento e neste site.

E ano que vem tem mais! A Global Game Jam Curitiba 2024 já está CONFIRMADÍSSIMA! Na PUCPR acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2024.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *