Entre os dias 30/09 e 04/10, a PUCPR – Câmpus Curitiba, recebeu o XV Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2024) – sob a coordenação das Professoras Sheila Reinehr e Andreia Malucelli -, que representou um marco importante tanto para a universidade, quanto para a comunidade acadêmica.
O que é o Congresso Brasileiro de Software (CBSoft)?
Realizado desde 2010 pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Congresso Brasileiro de Software (CBSoft) é um evento que ocorre anualmente agregando simpósios nacionais da área.
Por isso, tornou-se um dos principais eventos da comunidade científica brasileira na área de Computação, atraindo principalmente pesquisadores, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e praticantes da indústria de software.
Qual é o objetivo do CBSoft?
O objetivo é promover e incentivar a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais da indústria e da academia sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações práticas e teóricas sobre software.
Como é estruturado esse evento agregador?
O evento é composto por quatro simpósios:
- ● XXXVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES)
- ● XXVIII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP)
- ● XVIII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS)
- ● IX Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (SAST)
Por concursos:
- ● Concurso de teses e dissertações em Engenharia de Software (CTD-ES)
- ● Concurso de Iniciação Científica em Engenharia de Software (CTIC-ES)
E, na edição de 2024, contou com os seguintes workshops:
- ● I Workshop de Inteligência Artificial Generativa (AIWare): envolvendo pesquisadores e pessoas da indústria para discutir temas relacionados ao uso da IA Generativa.
- ● 4th LATAM School in Software Engineering: uma escola de engenharia de software voltada para a América Latina, que oferece treinamentos e discussões aprofundadas sobre tópicos emergentes da área, patrocinando a vinda de estudantes brasileiros e estrangeiros.
- ● I Workshop sobre Bots na Engenharia de Software (WBOTS)
- ● XII Workshop on Software Visualization, Evolution and Maintenance (VEM)
- ● VI Workshop de Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software (MSSiS)
- ● Workshop sobre práticas de ciência aberta para Engenharia de Software (OpenScienSE)
- ● Trilha da Indústria: mesa redonda com representantes da indústria para discutir o futuro do trabalho em TI
Qual é a importância do CBSoft para a sociedade acadêmica e público em geral?
O CBSoft tem grande relevância para a ciência brasileira, uma vez que oferece um espaço único para compartilhamento de experiências e descobertas através de painéis de discussão, workshops, palestras de pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados, demonstrações de ferramentas e apresentações de artigos científicos em sessões técnicas, contribuindo assim, para o avanço do conhecimento na área de Computação, além de estimular a inovação.
Para o público em geral, o evento também representa uma oportunidade de entender as tendências tecnológicas que estão moldando o futuro, com impacto direto na área.
Conectando saberes para o futuro da Engenharia de Software
A Professora Ana Carolina Moises de Souza, doutoranda na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, participou desse intercâmbio de experiências vindo da Noruega para apresentar um artigo feito em colaboração com quatro universidades (NTNU, PUCPR, PUCRS e UFAM), resultado de um projeto que possibilitou a troca de experiências sobre engenharia de software, entre Noruega e Brasil, liderado pela Professora Daniela Cruzes.
“Eu ajudei com a administração e coordenação do projeto, que envolvia selecionar estudantes, organizar a logística e o programa de visita. Durante essa troca, descobrimos que nossos cursos possuem estratégias para mitigar a falta de profissionais qualificados em TI.
A partir desse ponto em comum, escrevemos nosso relato de experiência, descrevendo como os cursos e programas estão estruturados, as lições aprendidas, os incentivos governamentais e a parceria que temos entre a indústria e academia.
No futuro, pensamos em mapear como os estudantes, que participaram desses cursos, seguiram suas carreiras e quanto esses programas os ajudaram a ingressar e se manter na indústria”, comenta Ana Carolina.
Ana ficou admirada com o alto nível de apresentação dos artigos, demonstrando o quanto o Brasil é maduro, não só, em pesquisa na área de engenharia de software, mas na computação como um todo. Destacam-se também os keynotes selecionados que trouxeram novos assuntos e inspirações para área de pesquisa.
A professora é alumni da PUCPR e diz que “retornar à PUCPR após dois anos e meio, foi um misto de emoções, pois a Universidade faz parte do que eu sou hoje, como pesquisadora, ex-aluna e pessoa. Agradeço por todas as oportunidades que me foram apresentadas e pelas pessoas maravilhosas que cruzaram meu caminho. Poder abraçá-las e ver que estão bem, me revigora!”
CBSoft pelo ponto de vista de um “Filho da PUCPR”
Estudante do 8º período do curso de Engenharia de Software, Vinícius Kuchnir sempre aproveitou ao máximo as oportunidades oferecidas pela Universidade para diversificar suas experiências, expandir seu conhecimento e desenvolver novas habilidades.
Ele atuou como monitor durante toda a graduação, integrou o clube de oratória, participou do programa de Iniciação Científica (PIBIC), fez cursos extracurriculares voltados à sua área de estudo e realizou um intercâmbio acadêmico no Instituto Superior de Engenharia do Porto, em Portugal.
Além disso, Vinícius foi voluntário em eventos acadêmicos, como o XXI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, a XXVII Conferência Ibero-Americana de Engenharia de Software e, agora, no CBSOFT 2024. Kuchnir conta que teve a honra de ser escolhido como Mestre de Cerimônias na abertura, de coordenar a equipe de voluntariados e de organizar as atividades do evento junto com as professoras Andreia Malucelli e Sheila Reinehr.
“A experiência de estar no CBSOFT foi extremamente enriquecedora e inspiradora para minha formação acadêmica e profissional, pois tive a oportunidade de estar em contato direto com as mais recentes pesquisas e inovações em Engenharia de Software – tanto nacionais quanto internacionais -, interagir com profissionais renomados da academia e da indústria, além de participar de discussões e palestras que abordavam questões atuais e futuras do desenvolvimento de software”, conclui o estudante que já foi indicado ao Prêmio de Liderança Universitária Ir. Clemente Ivo Juliatto, em 2023 e, em 2024, ganhou pela segunda vez, a premiação Dean’s List da Escola Politécnica.
Fotos: Edjane Madza